São Paulo, domingo, 08 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO

Visual quadrado impulsiona bom desempenho de vendas

DO "USA TODAY"

As montadoras estão descobrindo que é bom ser quadrado -pelo menos em relação à forma dos carros. Enquanto as vendas dos tradicionais utilitários estão caindo, as pequenas "caixas" estão crescendo. Elas são econômicas, práticas e fáceis de serem personalizadas.
O xB, da Scion (empresa da Toyota), viu suas vendas atingirem dois dígitos neste ano. A Chevrolet já reviu duas vezes a projeção de vendas de seu retrô HHR. E a Honda lança uma nova versão do Element neste mês. Ainda que as vendas tenham diminuído um pouco, o Mini -que pertence à BMW- pouco fica em estoque.
O design atrai o consumidor. "O formato é único comparado ao que se vê nas ruas hoje", diz Stephan Butler, 35, que, em sua lua-de-mel, atravessou os EUA com seu Mini.
Alguns veículos, como o xB, vencem também por atingir uma geração que gosta de viver em grupo. "Só a natureza de um cubo permite uma experiência de festa ambulante", diz o consultor Gordon Wangers.
Se os carros grandes costumam significar grandes lucros, as pequenas "caixas" podem ser personalizadas -e as fábricas ganham vendendo de rodas a sistema de som. O segredo é não forçar nada aos jovens compradores, mas deixar que decidam o que funciona ou não.


Texto Anterior: Ficha técnica
Próximo Texto: Cartas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.