São Paulo, domingo, 08 de outubro de 2006

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Cartas

Chave codificada 1
"Meu Clio veio apenas com uma chave. Para ter uma reserva, fui à Renascença e recebi uma chave não entalhada. A vendedora disse que eu deveria procurar um chaveiro, mas, quando tentei ligar o carro, ele não funcionava. O vendedor da Renascença me disse que a chave é codificada, e eu deveria fazer o pedido da nova chave.
Recentemente, perdi a chave, e a Renascença disse que demoraria 45 dias úteis para me entregarem outra. Também foram muitos os contatos com a Renault, que não ajudou em nada nem rastreou meu pedido."
Augusto C. dos Santos (Campo Grande, MS)

Resposta da Renault - Um equívoco no pedido gerou o atraso no recebimento da chave, mas uma nova já foi solicitada em condições especiais devido ao problema no primeiro pedido.

Chave codificada 2
"Meu Gol tem sistema de imobilização eletrônica com chave codificada, que, segundo a revenda, impede que o veículo seja ligado sem a chave. No entanto, em julho, meu carro foi furtado.
No dia seguinte, a polícia o encontrou sem rodas e pneus, toca-CDs, painel de instrumentos, volante e equipamentos obrigatórios como macaco. Alguns dias após o furto, contatei a Volkswagen, já que o veículo não deveria funcionar sem a chave codificada, e até hoje não obtive resposta. Hoje o veículo está parado, pois não tem condições de uso."
Antônio Augusto Soares (Sorocaba, SP)

Resposta da Volkswagen - Apesar de todo o desenvolvimento tecnológico, verifica-se o crescimento de roubos e furtos, com métodos cada vez mais ousados e que superam as dificuldades implantadas. A aplicação de dispositivos sofisticados nem sempre se mostra eficiente.

Fiesta para chorar
"Desde novembro, meu Fiesta, então com três meses de uso, apresenta uma série sem-fim de problemas. Fui à concessionária sete vezes em um ano. Os problemas estão na suspensão, na correia, no painel e no marcador de combustível. Tenho uma coleção de ordens de serviço das autorizadas, e a Ford quer que eu deixe novamente o carro em uma revenda, sem garantia de que o reparo será feito corretamente e sem disponibilizar carro-reserva."
Patricia Garcia Zanardi (São Paulo, SP)

Resposta da Ford - A questão foi solucionada pela Sonnervig, e o veículo encontra-se em perfeitas condições de uso.

Ladeira abaixo
"Estacionei meu Palio, que tem 2.500 km, em uma ladeira, com o freio de mão acionado e as portas trancadas. Mas ele desceu a ladeira e bateu em um muro. Fiz boletim de ocorrência e tenho fotos e testemunhas de que o carro estava com o freio de mão acionado. Só entrei no veículo depois de a seguradora e a polícia chegarem.
A Fiat foi comunicada e fez uma avaliação do sistema de freio, mas relatou que não houve nenhuma falha mecânica."
Marcelo Abu-Jamra (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - A concessionária Deva e um técnico da Fiat analisaram o veículo, não encontrando nenhum problema no sistema de freios. Conforme descrito no manual, é preciso desligar o motor, engatar a primeira marcha e deixar as rodas viradas em direção à calçada.


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