São Paulo, domingo, 08 de novembro de 2009

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Cartas

Meriva beberrona
"Comprei uma Meriva 1.4 EconoFlex em outubro do ano passado. Fui motivada pelo seu baixo consumo de combustível, divulgado na mídia especializada e em propagandas da montadora. Mas constatei que o carro faz 4,5 km/l com álcool e 6,5 km/l com gasolina na cidade. Isso é propaganda enganosa."
Andrea Martins (São Paulo, SP)

Resposta da General Motors - "O serviço de atendimento e a concessionária contataram a cliente e transmitiram os esclarecimentos cabíveis e relativos ao desempenho de seu veículo."

Réplica da leitora - "Não estou feliz com o carro. Tampouco com a explicação: o carro é muito pesado para o motor 1.4."



Mégane sem garantia
"Em maio de 2008, adquiri um Mégane seminovo. Na revisão de 40 mil quilômetros, pedi que analisassem diversos barulhos, mas soube que ele não está na garantia. No manual, há uma anotação dizendo que ela expirou em junho, apesar de o carro ter garantia de 36 meses.
Liguei para a Renault e disseram que o manual estava errado -a garantia era de 24 meses. É um desrespeito ao código de defesa do consumidor, que diz que, em caso de informações conflitantes, vale a que for favorável ao consumidor."
Guilherme Guerra de Sousa (São Paulo, SP)

Resposta da Renault - "Houve um erro da nossa parte, e a garantia do veículo do cliente tem validade até 15 de junho de 2010."

Réplica do leitor - "Infelizmente, as empresas só dão atenção ao consumidor quando correm o risco de ver a marca atingida."



Motor do Ka
"Comprei um Ka ano 1997/ 1998, em setembro, na concessionária Vigorito. O carro apresentou um sério problema mecânico já na minha primeira semana de uso -o motor parou e passou por usinagem completa. O estado do motor estava tão crítico que foi achado até cola em seu interior.
Fui lesada não só pelos transtornos financeiros mas também como cidadã. Acreditei que o vendedor e a concessionária fossem idôneos."
Soraya Diniz Justo (São Paulo, SP)

Resposta da Ford- "A questão foi esclarecida, e a cliente, orientada a contatar a Vigorito para resolução do caso."

Réplica da leitora - "Não houve acordo com a Vigorito, e eu entrei na Justiça para ter meus direitos respeitados."



Pintura do Fox
"Adquiri um Fox na concessionária Itavox há seis meses. Na hora da compra, o carro estava com a pintura normal, mas, no dia da retirada, estava danificada. A revenda disse que iria trocar o carro por outro modelo -a versão Route seria raridade. Já se passaram seis meses e até hoje não tive resposta. Acionei o Procon em uma ação contra a empresa."
Karen Marques Posso (Osasco, SP)

Resposta da Volkswagen - "A Itavox informou que agendou com a cliente uma avaliação no veículo, na qual definiriam o procedimento de atendimento."

Réplica da leitora - "Não resolveram nada, e estamos aguardando uma posição do gerente da revenda de Osasco. Estou desde fevereiro tentando resolver esse problema e não consigo."



Sentra sem câmbio
"Comprei um Sentra 2.0 com câmbio automático X-Tronic em maio de 2008. Logo após a revisão de 20 mil quilômetros, o carro apresentou um barulho na suspensão e foi levado à revenda Itavema.
No dia 5 de setembro, dirigia na rodovia e notei um barulho alto. Parei o carro e ele precisou ser guinchado até a revenda. O diagnóstico foi que o câmbio havia quebrado, precisaria vir do México e não havia previsão de entrega. Comprei um carro com promessa de garantia e agora estou a pé."
Silvany Cruvinel Portas (Embu das Artes, SP)

Resposta da Nissan - "O veículo foi reparado e entregue à cliente."

Réplica da leitora - "Fiquei sem o carro por um mês e me deram um carro-reserva com câmbio manual por quatro dias."

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