São Paulo, domingo, 08 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

peças & acessórios

Sema vê briga entre carros potentes e "verdes"

Maior salão de "tuning" do mundo abre concurso para "hot rod" híbrido

DO "NEW YORK TIMES"

O templo do cavalo-vapor reabriu na semana passada, em Las Vegas (EUA), para receber cerca de 100 mil pessoas durante os quatro dias de evento.
É pouco, mas o Sema (sigla em inglês para associação do mercado de equipamentos especializados) esteve melhor do que em 2008, no auge da crise.
Brian Gluckman, porta-voz do Sema, disse que "a organização aproveitou os locais vazios para oferecer novas atrações".
Na área externa, a novidade do evento cantava pneus de felicidade. O novo Mustang Cobra Jet fazia demonstrações de performance enquanto a Ford anunciava um lucro de quase US$ 1 bilhão neste ano.

Transição
A indústria, porém, está sofrendo um período de transição dos produtores de potência bruta para os carros verdes.
"O concurso "Green Rod" [biela verde] neste ano estimulará a criação de "hot rods" híbridos", prevê Peter MacGillivray, vice-presidente do Sema.
Daí a apresentação do Ford 1934 com motor EcoBoost V6, dois turbos e 400 cv -potência de um V8 beberrão antigo.
"Os consumidores buscam cada vez mais carros econômicos e eficientes", diz Dan Kapp, diretor de pesquisa da Ford, ironizando a velha máxima americana: "Não existe substituto para a capacidade cúbica".
Para muitos, porém, parece não existir mesmo. Em Las Vegas, a Lexus (marca de luxo da Toyota) apresentou seu próximo esportivo, o LF-A, com motor 4.8 V10 de 560 cv.
O Sema também abrigava dezenas de "muscle cars" potentes, como o novo Chevrolet Camaro. Um deles feito a pedido do colecionador e apresentador de televisão Jay Leno.
A feira em Las Vegas acabou na última sexta-feira, mas os cassinos, os hotéis e os shopping centers continuam abertos, mostrando que ainda existe abundância nos EUA.


Texto Anterior: VW cresce mais que rivais e encosta na Fiat
Próximo Texto: Cartas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.