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São Paulo, domingo, 09 de fevereiro de 2003

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CARTAS

Clio sem chave
"Tenho um Clio RN 1.0 16V adquirido na revenda Carrera. O carro foi entregue sem o interruptor de freio traseiro. Precisei pagar pela peça. O veículo apresentou defeito na chave de ignição, e a autorizada Valevel me disse que, por se tratar de uma peça importada, a previsão de entrega seria de 90 dias. Contatei o serviço de atendimento a clientes da Renault, e em nenhum momento a empresa ligou de volta para justificar o atraso no envio do componente."
Eduardo Vieira Dias (Taubaté, SP)

Resposta - A Renault disse que o veículo foi reparado e entregue ao cliente no dia 20 de dezembro.

Réplica - O leitor disse à Folha que ficou aguardando a peça por cinco meses, mas o carro continua com problema na ignição.

Manutenção do Monza
"Adquiri um Monza Classic 89 2.0 a álcool e automático. Tenho dúvidas sobre manutenção. O óleo do câmbio deve ser trocado ou basta ficar atento ao seu nível e completar quando necessário? Qual a rotação da marcha lenta e quais os cuidados que devo tomar na condução do carro? Gostaria de saber ainda se ele "bebe" mais que a versão mecânica."
Edson Marques de Oliveira (São Paulo, SP)

Resposta - Diferentemente dos veículos equipados com câmbio manual, a utilização do câmbio automático no Monza requer a substituição do óleo lubrificante a cada 20 mil quilômetros e do filtro a cada 40 mil quilômetros. Em relação à marcha lenta, o aconselhável é que ela se mantenha em torno de 900 a 1.000 rpm, o que evita um aumento no nível de trepidação interna do veículo. Sobre o consumo, por se tratar de um veículo a álcool e com câmbio automático, obviamente haverá um gasto maior. A uma velocidade média de 100 km/h, o consumo fica entre 9,5 km/l e 10,5 km/l (desde que o motor esteja perfeitamente regulado). Outras dicas podem ser obtidas no site www.monzaclube.com.

Astra com barulho no freio
"Adquiri um Astra Sedan CD, em maio do ano passado, na revenda Chemarauto. Desde os 3.000 quilômetros, o veículo apresenta um barulho nos freios. Reclamei, e a autorizada trocou os tambores traseiros, mas sem resultado satisfatório. O técnico da fábrica disse que havia outro carro com o mesmo defeito, mas que a montadora se recusava a substituir os tambores por disco, o que solucionaria definitivamente o problema."
Pedro Henrique Daumas Tavares (Guaratinguetá, SP)

Resposta - A General Motors afirma que o princípio físico no qual se baseia a ação de qualquer freio é o atrito. Assim, é admissível a produção de alguns ruídos. Segundo a fábrica, o barulho não constitui defeito.

Desaparecimento do Vectra
"Qual o motivo de o Chevrolet Vectra não ser mais encontrado nas concessionárias?"
Geraldo da Silva Leite (Curitiba, PR)

Resposta - A General Motors diz que o modelo continua sendo montado pela fábrica e comercializado normalmente pelas autorizadas. A fábrica informa que a versão 2.0 do modelo já está à venda desde o dia 31 de janeiro.

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