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Genebra dá vida a pranchetas
Carros revelados como conceitos em mostras anteriores ganham versão de série no salão suíço
FABIANO SEVERO
ENVIADO ESPECIAL A GENEBRA
"Chirrocô." Com biquinho
em francês e "R" forte, a Volkswagen anuncia seu mais novo
ex-conceito. O Scirocco renasce na Europa após 16 anos, e logo no salão neutro que mais valoriza o design: o de Genebra,
sede de nenhuma montadora.
Até o próximo domingo, os
visitantes verão não só a reedição de um ícone da geração dos
anos 80 (algo como foi, para os
brasileiros, o Gol GTi) mas
também a nova identidade visual da marca.
O carro dificilmente chegará
ao Brasil, diz Paulo Sérgio Kakinoff, ex-diretor de marketing
da VW no Brasil e agora membro do grupo de desenvolvimento de vendas e marketing
na Alemanha.
O esportivo pode, porém, ceder linhas para as próximas gerações de Golf e Polo. Esses,
sim, devem mudar em, no máximo, dois anos. Enquanto isso,
o Scirocco se vale da bem-sucedida plataforma e do motor do
Golf 5 alemão. Com turbo e injeção direta de gasolina, gera
até 200 cv (cavalos) sob comando de uma transmissão automatizada de sete marchas.
A Ford também estava inspirada. Transformou o Verve
-outro ex-conceito de Genebra- num carro de verdade.
Escolheu o nome Fiesta, mas
poderia ter eleito qualquer outro, tão distante está do Fiesta
produzido em Camaçari (BA).
Usa um inédito motor 1.6
com comando de válvula variável (115 cv) e disputa com o Scirocco cada megapixel das câmeras que visitam o Palexpo.
Morra de inveja, Peugeot, que
sempre sonhou, mas ainda não
teve coragem de fazer seu farol
quase tocar o pára-brisa.
O novo Fiesta entra em produção na Europa em novembro
deste ano e só deve chegar ao
Brasil em 2010. Mas só depois
de encharcar os mercados europeu, norte-americano e asiático com seu chassi Mazda e
seus traços Kinetic -linhas que
pretendem dar a sensação de
movimento mesmo quando o
carro está parado.
O terceiro ex-conceito -está
contando? Já são três- que ganhou vida no 78º Salão de Genebra foi o Alfa Romeo 8C Spider. Ele deriva do 8C Competizione, mostrado como protótipo em Frankfurt, em 2003, e
lançado no ano passado.
Além do ar retrô, esse Alfa
conversível usa motor 4.7 V8
(oito cilindros em "V") montado na dianteira e capaz de gerar
450 cv. As 500 unidades serão
produzidas na Itália apenas
com tração traseira, como todo
bom carro de corrida.
Mas, com carros realmente
reais, também se faz um salão.
Aos pés dos Alpes suíços, quem
bagunçou um dos sete pavilhões foi o cosmopolita iQ Urban Car, da Toyota.
A fábrica usa a estratégia do
3+1 (para três adultos e uma
criança). Com motor 1.0, terá
100 mil unidades exportadas
para a Europa no seu primeiro
ano, que será 2009.
O pequenino de 2,98 m foi
pensado no Japão, desenhado
na França e mostrado, há sete
meses, em Frankfurt. Funcional como o smart fortwo, é plural como a Suíça, que, falando
alemão, italiano e francês, revela 52 estréias mundiais. Outros
25 veículos aparecem pela primeira vez na Europa.
www.salon-auto.ch
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