São Paulo, domingo, 09 de março de 2008

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Ainda potente, esportivo flerta com combustível alternativo

DO ENVIADO ESPECIAL

Muitos esportivos de Genebra -e não foram poucos- fizeram a lição de casa. Trazem motores mais limpos e que são movidos a álcool ou rodam com célula de combustível.
O Audi R8 TDi talvez seja o mais impressionante. Não pela imponência, mas pela "ignorância". Traz sob a tampa de vidro traseira um motor 6.0 V12 (12 cilindros em "V") com duas turbinas e 500 cv. Há 102 kgfm de torque, bem mais do que no Rolls-Royce Phantom Coupé.
A inglesa diz que seu cupê, que pesa o dobro do R8, vai a 100 km/h em 5,6s e atinge 250 km/h de velocidade máxima. A Audi fala em 4,2s até 100 km/h e pouco mais de 300 km/h.
Da sueca Koenigsegg, porém, não há do que duvidar. Auto-intitulado "o primeiro supercarro verde", o CCXR é um bólido movido a E85 (85% de álcool e 15% de gasolina) ou a álcool puro. Se você mora em Ribeirão Preto (314 km ao norte de São Paulo) e encontra o litro do álcool a R$ 0,99, esse é seu carro.
Mas é preciso calma. A marca divulga um consumo de 2,2 km/l de E85, absorvidos pelo motor 4.7 V8 com compressor mecânico. De 0 até 200 km/h, ele não precisa de mais que 8,9s. Já imaginou 1.018 cv sob seu comando?
Também há a opção do Lotus Exige "trifuel". Além do álcool e da gasolina, o corisco inglês roda com metanol, o combustível usado na IRL (Fórmula Indy). Do motor 1.8 sobrealimentado saem 270 cv, capazes de levar o esportivo a 100 km/h em 3,8s.
Pelo visto, só eles parecem inclinados a cooperar com o ambiente. Movidos a gasolina, o Lamborghini LP 560-4 (560 cv) e o Mercedes-Benz SL65 AMG (612 cv) espalhavam CO2 em Genebra a esmo.


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