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Futuro é envidraçado e tem frente inclinada
DO ENVIADO ESPECIAL
Nem só de bancos privados
vive Genebra. A cidade suíça
abriga, além do lago Léman e
seu jato d'água, estúdios de design da Itália, da Inglaterra e da
Espanha. Seu salão do automóvel só poderia servir mesmo de
palco para todos eles.
Estão lá: Pininfarina, Giugiaro, Italdesign, Fioravanti, entre
outros. Sem falar nos centros
de estilo das próprias montadoras, que também usam a mostra
de março para revelar seus insights mais insanos.
Todos, por coincidência ou
não, vêem o futuro em carros
com frente bem inclinada, ângulo imperceptível entre pára-brisa e capô, grande área envidraçada e traseira "cortada".
"É o melhor compromisso
entre a aerodinâmica, a visibilidade, o espaço interno e a facilidade de acesso", explica Nazzareno Epifani, um dos designers
que assinaram as linhas do Pininfarina Sintesi.
Para ele, isso não "é uma fantasia, como "Guerra nas Estrelas'", mas como serão os veículos daqui a cerca de dez anos.
O Fioravanti Hydra também
abole a coluna "B" e usa desenho semelhante ao do Sintesi.
"Hoje já temos tecnologia para grandes áreas envidraçadas.
A nanotecnologia permite ter
um vidro mais leve e resistente,
que também pode ser hidrófobo [repele a água da chuva]. Assim, eliminam-se os limpadores de pára-brisa", diz o diretor
de design e de engenharia, Mateo Fioravanti.
Para ele, o Hyundai i-Mode, o
Renault Mégane Coupé, o Saab
9-X BioHybrid Concept e o
Giugiaro Quaranta têm a traseira reta para evitar o turbilhonamento do ar, que corre a
carroceria a alta velocidade.
"Esses carros estarão nas
ruas antes do que as pessoas
imaginam", prevê Giuseppe
Randazzo, chefe de design da
Pininfarina.
Ninguém duvida. Em Genebra, anunciou-se a entrada de
seu fundador, Sérgio Pininfarina, no hall da fama da indústria
automotiva. Agora, ele figura ao
lado de Henry Ford, Rudolf
Diesel e tantos outros. Ferrari,
Alfa e Maseratti provam que de
design eles entendem.
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