São Paulo, domingo, 09 de maio de 2004

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Substituição de fluido é anual, e sistema deve ser checado a cada 15 mil km

Verifique os freios

Fernando Moraes/Folha Imagem
Maurício Mahana observa disco de freio; o equipamento de seu Accord falhou enquanto ele circulava em avenida de São Paulo


ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Pare para pensar calmamente no freio antes que ele obrigue você a pensar desesperadamente num jeito de parar o carro. Pesquisa e experiência mostram que o brasileiro é desleixado na manutenção desse equipamento essencial para a segurança veicular.
Levantamento da Varga Serviços constatou que apenas 1% dos proprietários consultados trocavam fluido de freio anualmente. Outro dado alarmante é que mais de 60% dos veículos apresentavam alguma anomalia -como pastilhas desgastadas ou discos com espessura abaixo da especificação recomendada.
Apesar de a enquete ter sido feita em 2000 com 180 veículos, ainda tem validade, argumenta a Varga, já que não houve mudança significativa de comportamento. Eduardo Guimarães, consultor técnico da Dana, que comercializa a linha de freios Nakata, diz que, além de trocar o fluido anualmente, é preciso verificar todas as peças do sistema, como discos e pastilhas, a cada 15 mil quilômetros.

Sinais de problemas
Mas, caso o carro demonstre desgaste, como chiados ou pedal duro, a checagem deve ser antecipada. Num "popular", trocas de peças custam de R$ 9 a R$ 135 e podem evitar riscos como o vivido pelo administrador Maurício Mahana, 35.
Ele circulava pela avenida dos Bandeirantes, uma das mais movimentadas de São Paulo, quando percebeu que os freios de seu Honda Accord 95 não funcionavam. "Comecei a falar com o freio, com Deus, com o meu o anjo da guarda -e nada. Fiquei desesperado", recorda.
Reduzindo marchas, Mahana conseguiu parar. Na oficina, descobriu que, por falta de manutenção, o disco havia quebrado.
Se ficar sem freio, a recomendação do mecânico Gilberto Perrella é não entrar em pânico. ""Buzine constantemente para alertar os outros motoristas. Reduza aos poucos as marchas, até uma velocidade segura, saia para o acostamento e use o freio de mão."


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