São Paulo, domingo, 09 de maio de 2004

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HATCH

Com 2 entradas adicionais e 30 kg a mais, novo compacto da VW, movido a combustível "verde", mantém desempenho

Álcool compensa peso do Fox de 4 portas

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O novo Volkswagen Fox de quatro portas, 30 kg mais pesado, ainda consegue manter o mesmo desempenho de seu "irmão" mais leve e com duas entradas a menos. É o que acontece, de acordo com o teste Folha-Mauá, quando o primeiro é abastecido com álcool, e o segundo, com gasolina.
Para acelerar até os 100 km/h, o modelo de quatro portas a álcool leva 11,31s, enquanto o de duas a gasolina o faz em 11,32s. Com o derivado do petróleo, o caçula da Volkswagen demora 12,18s.
Apesar de toda a propaganda voltada ao espaço interior e ao fato de ter sido construído de dentro para fora, o carro da Volkswagen oferecia só duas portas. A nova opção chega quase seis meses depois do lançamento original.
O Fox de quatro portas pouco mudou em relação ao anterior. Praticamente não houve alteração no desenho. Porém a coluna "B", a que fica entre as portas dianteira e traseira, foi deslocada 200 mm para a frente. O ângulo de abertura das portas traseiras é de 68, o mesmo valor do da dianteira.
Internamente, nada muda. Há excesso de plástico. O conta-giros, de tão pequeno, é quase imperceptível. O teto e a tampa do porta-malas continuam sendo revestidos com fibra de curauá, planta nativa da Amazônia cultivada nas imediações de Santarém (PA).
É claro que as portas extras vêm acompanhadas de alterações na tabela de preços -com motor 1.6, são cobrados R$ 1.226 a mais. A versão Plus de duas portas custa R$ 27.764; a com quatro sobe para R$ 28.990. A opção topo de linha custa R$ 29.717 ou R$ 30.943.
Os preços dos opcionais foram mantidos. O sistema que permite aos bancos deslizarem continua saindo por R$ 280. A única exceção são os vidros elétricos, que foram de R$ 1.490 para R$ 1.990.

Performance
O motor 1.6 bicombustível do Fox é o mesmo, independentemente do número de portas. Atinge 101 cv (cavalos) com gasolina e 103 cv com álcool. Conforme o combustível, o torque (força) vai de 14,3 kgfm a 14,5 kgfm.
O de duas portas apresenta retomadas ligeiramente mais rápidas. Entre 40 e 80 km/h, leva 7,32s, contra 8,00s (gasolina) ou 7,63s (álcool) do de quatro portas.
Na nova versão, o álcool tem larga vantagem sobre a gasolina quando é preciso mais fôlego -na recuperação de 80 km/h a 120 km/h, são 12,19s e 13,55s.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


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