São Paulo, domingo, 09 de maio de 2004

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SEGURANÇA

Recauchutados não podem mais ser usados em motos; equipamentos contra incêndio terão de ser mais eficientes

Contran muda regra para pneu e extintor

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) proibiu o uso de pneus recuperados (recapados, recauchutados ou remoldados) em motocicletas e aprovou normas mais exigentes para os extintores de incêndio usados nos veículos que circulam no país.
A proibição para os pneus recuperados entrou em vigor na sexta-feira e se estende a motonetas, ciclomotores e triciclos. Desobedecer à medida representa infração grave, multa de R$ 127,69, perda de cinco pontos na carteira e retenção do veículo.
Especialistas afirmam que o uso de recuperados traz riscos que vão de frenagem pouco eficiente a descolamento da banda de rodagem.
"Quando um pneu é recuperado, toda a sua estrutura é alterada, e as propriedades que garantem o equilíbrio e a estabilidade ficam comprometidas", diz o coordenador de marketing da divisão de motos da Pirelli, André Sarkosy.
Ele explica que algumas recauchutagens são feitas colando-se uma nova banda de rodagem à carcaça do pneu antigo. "Se o veículo estiver rodando no asfalto quente, a banda pode descolar e causar um acidente."
Os consumidores devem ficar atentos na hora da compra, porque pneus recauchutados podem parecer novos, alerta Sarkosy

Fiscalização
O Contran ainda não informou como vai ser feita a fiscalização. Especialistas consideram positiva a medida, mas de difícil execução. O consultor de trânsito Kasuo Sakamoto aponta a dificuldade para identificar pneus recuperados, mas afirma que a medida vai inibir sua utilização.
O especialista em trânsito Roberto Scaringella avisa que, para ser efetiva, a nova medida precisa primeiro ser divulgada para a população. Depois é necessário criar uma fiscalização eficiente.

Extintores
A outra resolução do Contran modifica o tipo de pó químico dos extintores de incêndio. Os atuais apagam o fogo causado por líquidos inflamáveis e curtos-circuitos, mas não são eficientes para chamas com origem em materiais sólidos, como plásticos e espuma.
A partir de 2005, os veículos novos precisam vir de fábrica com o equipamento. Nos usados, a troca deve ser feita até 2009.


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