|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
peças & acessórios
Instalar ar-condicionado em lojas requer cuidados
Equipamento é mais barato que o original de fábrica vendido em kits
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Em tempos de aquecimento
global, o ar-condicionado deixou de ser um item de luxo. A
mistura de trânsito caótico
com dias quentes, mesmo antes
do verão, o transformaram em
equipamento obrigatório.
A peça original de fábrica, porém, nem sempre cabe no bolso
do cliente na hora da compra
do carro zero-quilômetro.
O Renault Logan e o Chevrolet Classic, testados nesta edição (veja à pág. 1), têm ares-condicionados opcionais.
No Logan, ele é oferecido
com pacotes de acabamento
que partem de R$ 3.550. No
Classic, o kit semelhante custa
R$ 210 a mais.
Oficinas independentes, com
preços mais acessíveis, têm boa
procura, mas, em alguns casos,
a instalação pode causar danos
ao veículo.
"A vantagem da instalação na
oficina é o preço. Sai mais barato que comprar um carro com o
item de série", compara Eliseu
Silva, da loja Planet Sound. Ele
diz vender até três sistemas de
ar condicionado por semana
em meses de calor.
As lojas de acessórios cobram, em média, R$ 2.500 pelo
ar-condicionado (com instalação). Algumas ainda dividem o
valor do equipamento em dez
parcelas sem juros.
Para Erasmo Dias, da revenda Carrera, equipar o carro original é mais vantajoso para
quem parcela o veículo.
"Os opcionais são diluídos na
parcela, e o cliente não sente
tanto a diferença", opina Dias.
Muitas montadoras, porém,
adotaram o sistema de pacotes
ou kits na venda dos opcionais.
Em geral, o ar-condicionado é
vendido junto com outro item,
e o cliente acaba pagando mais.
No Volkswagen Gol 1.0, por
exemplo, o cliente é obrigado a
escolher um kit que inclui,
além do ar, vidros e travas elétricos por R$ 3.800.
Garantia
"Os pacotes apresentam a
melhor relação custo-benefício
para o cliente. Alguns itens
também precisam de outros
para funcionarem", defende
Fabrício Biondo, gerente de
marketing da Volkswagen.
A Toyota alerta para a utilização de peças originais. "Acessórios não homologados e instalados fora da autorizada implicam na perda da garantia", diz a
montadora.
Mais baratas, as adaptações
preocupam até as oficinas especializadas. Segundo César
Samos, gerente técnico da Mecânica do Gato, se o veículo não
estiver devidamente preparado
para receber o ar-condicionado, pode apresentar problemas.
"O compressor do ar-condicionado pesa 60 kg e exige mais
da suspensão e do motor. O
equipamento também aumenta o consumo de energia. A bateria e o radiador de fábrica podem não aguentar a demanda
extra", alerta Samos.
As adaptações têm de ser
precisas. "Um serviço mal feito
pode comprometer a parte elétrica. Até uma roldana mal colocada vai gerar ruídos."
Para o gerente de serviços da
Eurocar, José Carlos Alves, a
instalação do ar compromete o
desempenho do carro, mesmo
que seja feita em autorizada ou
loja especializada.
(RICARDO RIBEIRO)
ONDE ENCONTRAR
Planet Sound
0/xx/13/3224-1721
Mecânica do Gato
0/xx/11/2028-0288
Texto Anterior: Brasil: Gasolina tem até 25% de álcool e não dá problema Próximo Texto: Cartas Índice
|