São Paulo, Domingo, 09 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TIRA-DÚVIDAS

Balanceamento evita desgaste e vibrações

da Reportagem Local

Desgaste irregular dos pneus e vibrações na direção podem indicar a necessidade de balanceamento, procedimento que deixa os lados da roda com o mesmo peso.
Quando um lado é mais pesado, o desequilíbrio faz com que a direção vibre. A inércia faz o lado mais pesado puxar a roda.
O equilíbrio é conseguido com a aplicação de pequenos pedaços de chumbo onde o peso for menor. Esses pedaços ficam do lado de fora, entre a roda e o pneu.
Há dois tipos de balanceamento, o estático e o dinâmico. O primeiro é feito com a roda fora do eixo. Ele evita a tendência de a roda, em piso plano, girar sozinha.
O balanceamento dinâmico é feito para que a roda, quando posta em movimento, gire sempre em linha reta e a uma velocidade constante, sem tombar para os lados, desviar ou gerar solavancos.
Especialistas recomendam que essas regulagens sejam feitas a cada 10.000 km e nas trocas de pneus. O custo varia entre R$ 20 e R$ 30, dependendo do tipo das rodas.


Texto Anterior: A quem recorrer
Próximo Texto: Picape: Dakota ganha airbag na versão Sport
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.