|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
PICAPE
Teste mostra que, apesar de ter sob o capô um motor 2.5 a diesel, o carro é um dos mais confortáveis da categoria
Dakota ganha airbag na versão Sport
da Reportagem Local
Uma das mais
confortáveis e
carismáticas picapes médias do
mercado acaba
de ganhar ares
de Primeiro
Mundo. A Dodge Dakota começa a ter airbag
(bolsa de ar que infla em caso de
colisão) em todas as versões Sport.
A Folha e o Instituto Mauá de
Tecnologia testaram a nova versão, com motor 2.5 turbodiesel. A
conclusão é que vale a pena pagar
um pouco mais pela economia que
o motor proporciona.
Mesmo após uma viagem longa,
motorista e passageiros continuam "inteiros" -a maior trepidação é verificada mais no câmbio
do que na cabine.
Outra novidade do modelo é o
diferencial traseiro de deslizamento limitado, equipamento que antes só estava disponível na versão a
gasolina e que agora se estende ao
modelo Sport a diesel.
Esse sistema atua quando uma
das rodas traseiras começa a patinar, fazendo a transferência do
torque (força) para outra, que tenha mais aderência ao solo.
Para testar o dispositivo, a reportagem escolheu uma subida íngreme, de paralelepípedos, e um pouco molhada. Em princípio, a picape ameaçou não subir. Mas, "domando" freio e acelerador nos pés
e usando todo o torque (30,6 kgfm)
disponível, a Dakota passou no
teste com desenvoltura.
Concorrência
Com as inovações, a Dakota produzida em Campo Largo (PR), região metropolitana de Curitiba,
começa a ter atributos para avançar em direção à Chevrolet S10 e à
Ford Ranger, líderes do mercado.
Até a semana passada, o preço
sugerido ao consumidor para a
Dakota Sport Turbodiesel, com
airbag e diferencial, era R$ 38.615.
A versão Sport 3.9 a gasolina,
também com os equipamentos,
podia sair por R$ 32.385. Esses preços se referem à Dodge Dakota
com cabine estendida.
Outros detalhes de acabamento
interno foram alterados. É o caso
do interruptor do farol, que deixou
de ter acionamento por uma alavanca e passou a ser rotatório, instalado diretamente no painel.
A versão Sport também teve o
console de teto redesenhado, e o
acionamento elétrico dos vidros
conta com abertura com apenas
um toque no botão.
(LUÍS PEREZ)
Texto Anterior: Tira-dúvidas: Balanceamento evita desgaste e vibrações Próximo Texto: Van: Criativa e funcional, Multipla gera reações de amor ou ódio Índice
|