São Paulo, Domingo, 09 de Maio de 1999
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PICAPE
Teste mostra que, apesar de ter sob o capô um motor 2.5 a diesel, o carro é um dos mais confortáveis da categoria
Dakota ganha airbag na versão Sport

da Reportagem Local

Uma das mais confortáveis e carismáticas picapes médias do mercado acaba de ganhar ares de Primeiro Mundo. A Dodge Dakota começa a ter airbag (bolsa de ar que infla em caso de colisão) em todas as versões Sport.
A Folha e o Instituto Mauá de Tecnologia testaram a nova versão, com motor 2.5 turbodiesel. A conclusão é que vale a pena pagar um pouco mais pela economia que o motor proporciona.
Mesmo após uma viagem longa, motorista e passageiros continuam "inteiros" -a maior trepidação é verificada mais no câmbio do que na cabine.
Outra novidade do modelo é o diferencial traseiro de deslizamento limitado, equipamento que antes só estava disponível na versão a gasolina e que agora se estende ao modelo Sport a diesel.
Esse sistema atua quando uma das rodas traseiras começa a patinar, fazendo a transferência do torque (força) para outra, que tenha mais aderência ao solo.
Para testar o dispositivo, a reportagem escolheu uma subida íngreme, de paralelepípedos, e um pouco molhada. Em princípio, a picape ameaçou não subir. Mas, "domando" freio e acelerador nos pés e usando todo o torque (30,6 kgfm) disponível, a Dakota passou no teste com desenvoltura.

Concorrência
Com as inovações, a Dakota produzida em Campo Largo (PR), região metropolitana de Curitiba, começa a ter atributos para avançar em direção à Chevrolet S10 e à Ford Ranger, líderes do mercado.
Até a semana passada, o preço sugerido ao consumidor para a Dakota Sport Turbodiesel, com airbag e diferencial, era R$ 38.615.
A versão Sport 3.9 a gasolina, também com os equipamentos, podia sair por R$ 32.385. Esses preços se referem à Dodge Dakota com cabine estendida.
Outros detalhes de acabamento interno foram alterados. É o caso do interruptor do farol, que deixou de ter acionamento por uma alavanca e passou a ser rotatório, instalado diretamente no painel.
A versão Sport também teve o console de teto redesenhado, e o acionamento elétrico dos vidros conta com abertura com apenas um toque no botão. (LUÍS PEREZ)




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