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Acessório de "rua" atrai por preço menor que de revenda
Variação passa de 100%; fábrica tira garantia de quem tem peça externa
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Estimado em R$ 3,5 bilhões
anuais, o mercado de acessórios no Brasil tende a crescer
ainda mais. Apenas a General
Motors, a pioneira em oferecê-los nas concessionárias, faturou, em 2005, R$ 150 milhões
com eles e espera um crescimento de 40% neste ano.
Mas fica a dúvida: procurar
uma autorizada ou uma loja independente? Os preços que a
Folha encontrou nos independentes têm variações que vão
de 10% a mais de 100% em relação aos achados nas revendas.
Para instalar um aparelho de
DVD em seu Volkswagen
CrossFox, o comerciante Carlos Alberto de Oliveira preferiu
uma loja da avenida Duque de
Caxias (centro de São Paulo).
"Aqui é tudo mais fácil, e os preços são bem menores."
O levantamento mostra mesmo essa diferença. A instalação
de travas elétricas num Volkswagen Gol (quatro portas) pode ser feita por R$ 130, contra
R$ 142 pedidos pela fábrica para a versão de duas portas. O
alarme, também de R$ 130, sai
por 32% a mais na autorizada.
Para a linha Fiat Palio, os
alarmes também partem de
R$ 130, enquanto as concessionárias cobram R$ 350. Para as
travas, a diferença é de R$ 110.
Se o motorista procurar um
kit Trail para o Ford Fiesta, irá
encontrá-lo por R$ 1.250 no
mercado paralelo. Uma autorizada pedirá R$ 2.097,90.
Os lojistas vendem mais barato porque um mesmo produto -caso de toca-CDs- serve
para modelos diferentes. Eles
instalam a mesma máquina de
vidro elétrico no Volkswagen
Fox e no Peugeot 206.
Para as montadoras, o que
justifica os preços maiores é a
qualidade dos acessórios, desenvolvidos para cada modelo e
testados antes de chegarem ao
mercado. "Temos um núcleo de
engenharia dedicado ao desenvolvimento deles, o que permite oferecer as mesmas qualidade e segurança encontrada nos
veículos", explica Cláudio D'agostini Nascimento, gerente de
marketing da General Motors.
Argumento semelhante é
apresentado por Suely Saihara,
coordenadora de acessórios da
Citroën: "Tudo é testado e homologado, havendo ainda uma
estrutura de instalação. Esse
respaldo custa mais, mas retorna em qualidade e segurança".
"Repassamos a garantia oferecida pelos fabricantes dos
produtos", responde o lojista
Lindomar José de Oliveira.
Mas as fábricas tiram a garantia
do carro de quem procura um
independente.
(RICARDO MUZA)
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