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TIRA-DÚVIDAS
Conheça as diferenças e o uso
dos freios a disco e a tambor
da Redação
Se você já parou para ler o manual do proprietário de seu carro,
no capítulo freios você deve ter se
deparado com os termos "disco"
e "tambor".
Eles designam os tipos de freio
encontráveis na maioria dos carros produzidos hoje. Visualmente,
é fácil identificar as diferenças que
dão nome a um e a outro.
"Aplicados geralmente no eixo
dianteiro, os freios a disco suportam um esforço maior de frenagem, cerca de 70%. Já os freios a
tambor são responsáveis pelos
30% restantes", explica Luís Antônio dos Santos, assistente de serviços e marketing da Varga.
Essa divisão de frenagem pode
variar, de acordo com as características físicas de cada automóvel
(distância de entreeixos, peso, potência etc.).
Segundo Santos, os freios a disco
têm como característica a construção mais leve, o melhor desempenho nas frenagens e o menor custo
de manutenção.
"A concepção desse tipo de freio
promove uma rápida dissipação
do calor, o que permite a operação
em temperaturas mais baixas, evitando a perda de eficiência e garantindo mais segurança."
Santos diz que o freio a disco é
menos sensível a variações climáticas e não altera seu desempenho
em contato com água ou óleo.
Devido a sua longa vida útil, custo reduzido e facilidade de manutenção, os freios a tambor são
ideais para instalação nos eixos
traseiros dos automóveis.
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