UOL


São Paulo, domingo, 09 de novembro de 2003

Texto Anterior | Índice

Alemães vão buscar carro na fábrica

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Se brasileiro é apaixonado por carro, alemão também é. A ponto de ir até a fábrica buscar seu zero-quilômetro. Inaugurada em 2000, a Autostadt (Cidade do Automóvel), da Volkswagen, foi "clonada". A Mercedes-Benz inaugura a sua em 2006, quando a Copa do Mundo acontece na Alemanha.
A Autostadt fica em Wolfsburg, ao lado da sede da fábrica. Além de ter um pavilhão dedicado a cada uma das marcas do grupo e um museu com o Fusca de John Lennon, o destaque são as AutoTürme (Torres de Automóveis).
Cada uma das duas torres envidraçadas tem 48 m de altura. A cada 40s, um carro vem da fábrica e é guardado ali. Ao mesmo tempo, um outro sai de lá e vai ao KundenCenter (Centro do Cliente), onde é entregue ao novo dono.
Desde 2000, passaram por lá 6 milhões de pessoas, contra previsão inicial de 1,3 milhão. Parte do complexo, o luxuoso hotel Ritz-Carlton costuma ter filas de espera de mais de mês -e as diárias vão de 208 a 1.800 (de R$ 700 a R$ 6.200). Não é à toa que a Mercedes-Benz anunciou seu Mercedes Welt (Mundo Mercedes).
A pedra fundamental foi lançada em setembro, e a fábrica promete uma "experiência incomparável", oferecendo, para tanto, um museu, exibições temáticas, carros de corrida e uma arena.
Num showroom de 35.000 m2, o cliente poderá retirar seu novo "brinquedo". Atualmente, 23% dos veículos são entregues na fábrica de Sindelfingen. Se a estrela no capô não for suficiente, há uma loja com 4.000 itens à venda.



Texto Anterior: Marketing: Comida e roupa viram isca de motorista
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.