São Paulo, domingo, 10 de janeiro de 2010

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Cartas

Reembolso pelo Civic
"O pedal de embreagem do meu Civic começou a ranger. Levei o veículo à oficina, onde fizeram a troca do cilindro principal do sistema. Apesar do defeito ser de fábrica, tive que arcar com a conta de R$ 1.069. Enviei uma carta à Honda, no dia 4 de novembro, pedindo reembolso, mas ainda não obtive resposta."
Miguel Rodrigues da Silva (São Paulo, SP)

Resposta da Honda - "Conforme contato com o cliente, o fato foi esclarecido e solucionado."

Réplica do leitor - "Na semana passada, recebi um telefonema da Honda. Eles autorizaram o reembolso e o dinheiro será entregue pela revenda Forte."



Bateria do Corsa
"O painel do meu Corsa vive com a luz de alerta da bateria acesa. Em junho do ano passado, o veículo ficou na revenda Disbrasa para reparos. Trocaram a bateria, o alternador e fizeram inúmeras intervenções no sistema elétrico. Ainda paguei R$ 400 por outra bateria, mas o aviso persiste. Desde então, ou o carro fica na oficina para reparos ou está em casa para testes."
Maurício Tini Garcia (Alphaville, SP)

Resposta da General Motors - "O SAC e a revenda transmitiram os esclarecimentos, e a marca continua à disposição do cliente, que ficou de avaliar as opções que lhe foram oferecidas."

Réplica do leitor - "Disseram que preciso trocar o chicote do carro, que custa R$ 4.000. Perdi a confiança, por isso não acredito nesse diagnóstico. Vou procurar outros orçamentos."



Bomba do Fiesta
"Levei meu Fiesta para a revisão dos 30 meses, em novembro. No entanto, o carro saiu da Frei Caneca com um barulho estranho. Logo depois, o painel acusou falha na bomba de combustível e o carro pifou. De volta à oficina, o veículo passou por avaliação, quando diagnosticaram defeito no módulo e no chicote dianteiro. A oficina enviou relatório para a Ford, que ainda não se pronunciou."
Filipe Werdesheim (São Paulo, SP)

Resposta da Ford- "Não temos como auxiliar na questão, pois o veículo não possui mais suas características originais de fábrica, está fora do período de garantia contratual e com o plano de manutenção irregular."

Réplica do leitor - "Já foi comprovado que meu carro tem todas as revisões feitas, por isso foi concedida a troca da peça."



Kangoo problemático
"Adquiri um Kangoo 2001, em julho, na Armando Veículos. Desde então, o carro apresenta problemas mecânicos e barulho no motor. Não consigo utilizá-lo por 30 dias seguidos sem precisar levá-lo à oficina. Espero que a Renault fique com o carro e devolva o valor pago por ele, além das despesas extras, já que dependo de carro para trabalhar."
Marcelo Doppesnchmitt (São Paulo, SP)

Resposta da Renault - "Informamos que houve a troca do alternador e que o problema foi sanado."

Réplica do leitor - "Não estou nada satisfeito com o carro. A troca do alternador foi só mais um componente substituído. Comprei um produto usado com a manutenção maquiada. Além do mais, nada do que eu gastei foi reembolsado pela revenda."



Escape do RAV-4
"Em março do ano passado, adquiri uma RAV-4. Recentemente, o utilitário sofreu avaria no para-choque traseiro. O cano de escape se soltou e queimou parte da peça plástica. Reclamei à Sulpar e mostrei que a borracha que prende o cano de descarga foi mal projetada. A concessionária se comprometeu a enviar o caso para análise da própria Toyota. Após duas semanas, recebi a resposta do departamento técnico da montadora. Eles alegam que a avaria no para-choque foi consequência de "fator externo", mas o chefe de assistência técnica da oficina concordou que o motivo só pode ter sido erro de projeto."
Eli Muniz (Curitiba, PR)

Resposta da Toyota - "Após análise do veículo pela engenharia da Toyota, ficou caracterizado que o dano apresentado foi causado por agente externo, e não por qualquer desconformidade do produto. Impossibilitando, dessa forma, o atendimento em garantia."


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