São Paulo, domingo, 10 de agosto de 2008

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Docilidade acelerada

Fácil de ser guiado no dia-a-dia, 911 Carrera 4S, de 385 cv, chega ao Brasil em outubro

Fotos Divulgação
Discos de freio de cerâmica domam o Carrera 4S na pista de Gross Dölln, ex-base militar russa

FABIANO SEVERO
ENVIADO ESPECIAL A BERLIM

"Na Alemanha, 30 km/h e 50 km/h são sagrados", ensinava Erhard Mössle, gerente de produto da Porsche, pouco antes de a Folha avaliar o novo 911 Carrera 4S. Sermão difícil de acreditar, ainda mais na terra das "autobahns", estradas sem limite de velocidade, ideais para os esportivos de Stuttgart -BMW, Audi e Mercedes-Benz se deixaram limitar a 250 km/h. Em 170 km percorridos, placas tiravam a emoção em vilarejos como Joachimstal, Althüttendorf e Kurtschlag. Nomes tão complexos para receber um carro tão simples. Simples? Sim, a genialidade do 911 está na docilidade do dia-a-dia. O freio de mão faz "clec-clec-clec"; o vidro elétrico só sobe com um toque para o motorista. A 30 km/h e a 50 km/h, ele é quase tão fácil de guiar quanto um Toyota Corolla. Não é preciso brigar com a direção ou com a embreagem, como num Ferrari. Mérito do -talvez o nome mais esquisito- Porsche Doppelkupplungsgetriebe. PDK é mais fácil e está grafado na alavanca só para lembrar o sistema de câmbio de dupla embreagem mais avançado do mundo. Justo, para uma empresa que estreou o sistema há 25 anos num 956 de corrida.

Gross Dölln
Pré-engatadas, as sete marchas sobem tão rapidamente que, se o painel não avisasse, seria difícil saber a marcha em ação. E o melhor: a 100 km/h, o giro ostenta 1.700 rpm, o que, diz a Porsche, reduz o consumo em até 13%. Mas quem pensará nisso quando ouvir os seis cilindros contrapostos urrarem lá atrás? "Em Gross Dölln, você vai acelerar para valer", previa Mössle. Gross Dölln seria um apelido para o novo sistema de injeção direta de gasolina? Não, não. Lá está um aeroporto desativado construído a 45 km da Berlim Oriental pelos russos na Guerra Fria para servir de base estratégica. No chão, milhares de placas de concreto de 1,5 m de profundidade cada uma formam três retas de 1.700 m. Ao redor, uma cidade-fantasma pouco ingere na alma esportiva do 911 Carrera 4S. A quase 295 km/h, nem dá tempo de sentir medo dela.


FABIANO SEVERO viajou a convite da Porsche, que cedeu o carro para avaliação


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