São Paulo, domingo, 10 de agosto de 2008

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Reestilizada, Kangoo leva 7 pessoas

Multivan da Renault trocou desenho frontal, mas não motor 1.6 flexível; bancos extras custam R$ 2.200

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Vendida há cinco anos no Brasil, a multivan Kangoo nunca encantou muito o cliente local. Para aumentar as vendas de 70 para 100 unidades por mês, a Renault mudou o visual e colocou dois bancos adicionais, mas manteve a mecânica.
Assim, o motor 1.6 bicombustível entrega 98 cv (cavalos) com álcool e 95 cv com gasolina. No teste Folha-Mauá, o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h ficou na casa de 13s.
Apesar das respostas rápidas, com o carro vazio é bom ir devagar. O 1,8 m de altura e os 4 m de comprimento afetam a estabilidade da multivan, principalmente nas curvas. Já com sete passageiros, o torque (força) de 15,3 kgfm tem dificuldade para dar conta do recado.
Se os sete lugares são praticamente imperceptíveis para quem vê o carro por fora, o mesmo observador percebe com facilidade que a dianteira concentra as alterações visuais. O capô ganhou linhas mais acentuadas, o pára-choque integrou-se ao pára-lama, e os faróis ficaram mais alongados.
Argentina, a Kangoo custa a partir de R$ 43.690 -nesse caso, leva cinco passageiros. Para ter os bancos extras, removíveis e alocados no porta-malas, o motorista terá de desembolsar mais R$ 2.200.
A multivan tem porta lateral direita corrediça e direção hidráulica de série. Topo de linha, a versão Sportway tem ar-condicionado e toca-MP3 com comandos no volante. Há detalhes prateados no pára-choque, carcaça dos retrovisores pintada e rodas de liga leve.
Com três fileiras de bancos, a Sportway parte de R$ 52.990. É um valor bem próximo ao da concorrente Fiat Doblò, que começa em R$ 50.714. A Citroën Berlingo não é vendida atualmente no Brasil.
(RICARDO RIBEIRO)


O carro foi cedido para teste pela montadora


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