São Paulo, domingo, 10 de outubro de 2004

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ESTRATÉGIA

Montadoras promovem festas e shows, além de patrocinar esportes

Marketing é arma para atrair jovem

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Como conquistar um público tão infiel e com tanta ânsia de novidades como os jovens? A resposta é simples: com muito marketing. As grandes montadoras sabem a dificuldade de cativar esse consumidor, porém os bilhões de reais que eles movimentam compensam o sacrifício. Vale tudo nesse jogo, desde patrocínio de carnavais fora de época até shows com os ídolos da garotada.
A Volkswagen decidiu apostar no público surfista. Patrocina um campeonato e, de olho nas vendas, lançou uma versão da Saveiro com o nome da competição, SuperSurf. Nas universidades, a montadora faz palestras com temas relacionadas a cada faculdade e test-drives, além de promover shows de rock com bandas como Sepultura e Rappa. Batizada de VW Route, é transmitida num programa dominical de TV.
Para Paulo Sérgio Kakinoff, diretor de marketing da Volkswagen, "toda essa ação aproxima o jovem aos modelos da marca e contribui para o aumento das vendas junto a esse público".
A rival Chevrolet segue a mesma linha. A fábrica voltará a promover grandes festas nas universidades e não deixará de levar DJs e banners do Corsa 1.8. A visão é parecida com a da Volks: proporcionar, por meio de festas e games, uma relação mais próxima entre os jovens e a marca.
A Fiat segue uma estratégia menos baladeira e aposta no patrocínio ao esporte. A fábrica de Betim (MG) injeta dinheiro em corridas de automobilismo e em competições de mountain-bike e vela. Nesses eventos, a grife Adventure é muito explorada. Ela é mais uma que visita faculdades e aproveita para mostrar seus veículos.

Reestilização
Desde que inaugurou sua fábrica em Camaçari (BA), a Ford não perde mais nenhum Carnaval em Salvador. A empresa patrocina o lendário bloco de Dodô e Osmar. Outra ação de marketing ocorre no verão, quando promove test-drives e distribuição de brindes em algumas das praias mais freqüentadas pelos jovens, em locais como Florianópolis (SC), Ilhabela (217 km a leste de São Paulo) e Porto de Galinhas (PE).
Além de festas, outras medidas foram tomadas. O rejuvenescimento dos carros de entrada foi uma delas. Pesquisas internas apontavam a rejeição dos jovens de características que passavam a imagem de carro para um público mais velho, como o Fiesta.
Já a francesa Renault decidiu uma outra estratégia para conquistar os mais novos. A aposta da marca foi associar o Clio a duas marcas identificadas com a garotada: o portal de internet Yahoo! e a rádio Jovem Pan. A montadora comemora as quase 17 mil unidades vendidas das versões.

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