|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
SALÃO DE BOLONHA 2006
Itália é palco de carros mais do que compactos
Pequenos, Di Risio, Meta e Smart chamam a atenção em Bolonha
DO ENVIADO ESPECIAL À ITÁLIA
O cenário das principais cidades européias é marcado por
inúmeros monumentos históricos, um trânsito não muito fácil e muitos Smart Fortwo.
Após vender 210 mil unidades só na Itália, a DaimlerChrysler -dona dos carrinhos- escolheu Bolonha para
mostrar sua plástica aos oito
anos de idade, uma eternidade
no universo das quatro rodas.
Mantendo sua aparência ímpar, a empresa diz que o novo
desenho é mais dinâmico e
masculino, com algumas alterações no tamanho.
Há 55 mm extras na distância entreeixos e 11 mm a mais
na largura. Pode parecer pouco,
mas estamos falando de um
carro que mede 2,70 m, ou
195 mm além do que media seu
antecessor. A capacidade do
porta-malas também aumentou: foi para 220 l, 70 l a mais do
que a versão anterior.
Econômicos
Se o assunto é oferecer um
carro supercompacto, porém, a
Garage Itália fala alto. O Meta
tem só 2,48 m de comprimento
e pode assumir cinco configurações, de esportivo a fora-de-estrada. Todas são equipadas
com motor de 505 cm3 de cilindrada (21 cv) e podem rodar até
20 km com um litro de gasolina, segundo dados do fabricante. Há também a opção a diesel,
com 5,5 cv (cavalos) e baixo
consumo: faz 28,6 km/l.
Outra criação italiana são os
utilitários 3 e 5, da DR (ou Di
Risio, seu fundador). Muitas
peças são chinesas, por isso o
preço é baixo. A versão mais
barata custa 16,4 mil (pouco
menos de R$ 47 mil), já com ar-condicionado, freios com ABS
(antitravamento) e airbag duplo. O desenho foi criado por
uma equipe própria, enquanto
os motores 1.9 a diesel são
comprados da Fiat.
A Fiat, aliás, em casa, também apresenta novidades entre os carros de pequeno porte:
um Cinquecento coberto de
flores. Com todo o cuidado que
é preciso quando se mexe em
um ícone da indústria local, o
carro serve para promover a
ação de marketing entre jovens
italianos que, desde novembro,
está escolhendo o futuro
"Mascote Fiat 500".
A marca também apresenta o
FCC Adventure, carro-conceito desenhado no centro de estilo da Fiat em Betim (MG). O
protótipo foi mostrado pela
primeira vez no Salão de São
Paulo, há dois meses.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
Texto Anterior: Bolonha cresce e aparece Próximo Texto: Montadoras da China e da Índia se destacam Índice
|