São Paulo, domingo, 10 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SALÃO DE BOLONHA 2006

Itália é palco de carros mais do que compactos

Pequenos, Di Risio, Meta e Smart chamam a atenção em Bolonha

DO ENVIADO ESPECIAL À ITÁLIA

O cenário das principais cidades européias é marcado por inúmeros monumentos históricos, um trânsito não muito fácil e muitos Smart Fortwo.
Após vender 210 mil unidades só na Itália, a DaimlerChrysler -dona dos carrinhos- escolheu Bolonha para mostrar sua plástica aos oito anos de idade, uma eternidade no universo das quatro rodas.
Mantendo sua aparência ímpar, a empresa diz que o novo desenho é mais dinâmico e masculino, com algumas alterações no tamanho.
Há 55 mm extras na distância entreeixos e 11 mm a mais na largura. Pode parecer pouco, mas estamos falando de um carro que mede 2,70 m, ou 195 mm além do que media seu antecessor. A capacidade do porta-malas também aumentou: foi para 220 l, 70 l a mais do que a versão anterior.

Econômicos
Se o assunto é oferecer um carro supercompacto, porém, a Garage Itália fala alto. O Meta tem só 2,48 m de comprimento e pode assumir cinco configurações, de esportivo a fora-de-estrada. Todas são equipadas com motor de 505 cm3 de cilindrada (21 cv) e podem rodar até 20 km com um litro de gasolina, segundo dados do fabricante. Há também a opção a diesel, com 5,5 cv (cavalos) e baixo consumo: faz 28,6 km/l.
Outra criação italiana são os utilitários 3 e 5, da DR (ou Di Risio, seu fundador). Muitas peças são chinesas, por isso o preço é baixo. A versão mais barata custa 16,4 mil (pouco menos de R$ 47 mil), já com ar-condicionado, freios com ABS (antitravamento) e airbag duplo. O desenho foi criado por uma equipe própria, enquanto os motores 1.9 a diesel são comprados da Fiat.
A Fiat, aliás, em casa, também apresenta novidades entre os carros de pequeno porte: um Cinquecento coberto de flores. Com todo o cuidado que é preciso quando se mexe em um ícone da indústria local, o carro serve para promover a ação de marketing entre jovens italianos que, desde novembro, está escolhendo o futuro "Mascote Fiat 500".
A marca também apresenta o FCC Adventure, carro-conceito desenhado no centro de estilo da Fiat em Betim (MG). O protótipo foi mostrado pela primeira vez no Salão de São Paulo, há dois meses.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


Texto Anterior: Bolonha cresce e aparece
Próximo Texto: Montadoras da China e da Índia se destacam
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.