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SALÃO
Visitante confere novos Corvette e Mustang, Ferrari exibe um cupê 2+2, e Chrysler cria protótipo que chega a 100 km/h em 2,9s
Detroit rima saudade com esportividade
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
ENVIADO ESPECIAL A DETROIT
Eles não fazem Ferrari nem
Porsche, mas todas as lendas
americanas apareceram no Naias
2004 (North American International Auto Show). A Chevrolet
mostrou a sexta geração do Corvette, a Ford transformou em modelo de série o conceito do Mustang apresentado em 2003, e a
Chrysler inventou um esportivo
que promete ser mais rápido que
as máquinas italianas e alemãs.
O Corvette chega com o apelo
de mais potência, mais paixão e
mais precisão para atingir a performance de um esportivo. Outra
novidade são os faróis expostos,
não usados desde 1962. Mas o interior, em alumínio e couro, mantém o conceito de cockpit.
Desenhado com a ajuda de
computador, o sexto capítulo da
história do modelo é o mais aerodinâmico. O motor 6.0 V8 (oito
cilindros em "V") oferece 400 cv
(cavalos). A fábrica diz que, mesmo assim, a economia de combustível é equivalente à de um
bem-comportado sedã familiar.
Alma da Ford, o Mustang resume a filosofia da marca: reúne beleza, preço e diversão. Tem 200 cv
com o propulsor V6
e não passa dos US$
20 mil. Só que a fábrica afirma que ele
tem um interior de
carros mais caros,
permitindo que o
motorista crie 125
cores para o fundo
do painel com o toque de um botão.
Como estamos falando de uma lenda,
alguns tópicos são
imutáveis: lanternas divididas em
três partes, lateral
"musculosa", traseira curta e cavalinho na grade estão todos lá.
Mas ele usa uma nova plataforma.
Diante de Corvette e Mustang, a
outra grande montadora americana não poderia deixar de mostrar um verdadeiro esportivo. Diretores da Chrysler fazem questão
de frisar que o ME Four-Twelve é
um protótipo, não um carro-conceito, o que o deixaria mais perto
das revendas. Com carroceria feita com fibra de carbono, começou
a ser projetado logo após o fim do
Salão de Detroit do ano passado.
Se forem verdadeiros os números divulgados, o esportivo quebrará recordes. O motor 6.0 V12,
criado pela AMG, seria capaz de
gerar 850 cv de potência e 117,3
kgfm de torque (força). Ou seja,
ao pisar no acelerador, o motorista precisaria de inacreditáveis 2,9s
para chegar aos 100 km/ h.
Inspiração passada
A Ford também resolveu "brincar". O resultado foi o Shelby Cobra. "Depois de fazer os novos GT
e Mustang, você se pergunta qual
seria o próximo passo. Um motor
de dez cilindros e 605 cv é um
bom começo", diz J. Mays, vice-presidente de design da Ford. O
desenho foi criado para reforçar a
idéia do desempenho.
Grade em forma de grelha, bancos baixos e caixas de rodas sobressalentes fazem a ligação emocional com o Cobra original, de
1960. Para aumentar a eficiência,
o de 2004 usa vários elementos do
GT, como suspensão. Se a reação
do público for positiva, vira modelo de série. Assim como o GT.
No meio de todos esses esportivos, a atração continua com a rainha da esportividade. Comemorando seus 50 anos de atuação nos
EUA, a Ferrari trouxe ao país seu
novo cupê 2+2. Feito todo em alumínio e assinado por Sergio Pininfarina, o 612 Scaglietti é maior
e mais leve que o 456, o último
modelo a ter a configuração.
Apesar de levar mais pessoas,
não se trata exatamente de uma
opção familiar para ir ao shopping. O 612 Scaglietti acelera de 0 a
100 km/h em 4,2s, graças ao motor de 540 cv e 60 kgfm. O câmbio
pode ser manual ou F-1, e o velocímetro marca até 315 km/h.
Frio versus conversíveis
Mesmo com os termômetros
bem abaixo de 0, Detroit ganha
alguns conversíveis. A Chrysler
aproveita o evento para exibir
dois "sem-teto". O PT Cruiser
custará US$ 19.995, o que o torna
o conversível para quatro pessoas
mais barato do país. Por esse preço, é vendido com motor 2.4 e 150
cv, mas há a versão GT, de 220 cv.
Já o roadster Crossfire, cuja capota é recolhida em 22s, está
preocupado com desempenho.
Tem mais torque que Porsche
Boxter, Audi TT e BMW Z4. Feito
na Alemanha, o Crossfire se move
usando um 3.2 V6 de 215 cv e conta com vários itens de segurança.
José Augusto Amorim viajou a convite
da Anfavea
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