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Toyota prevê vender 47 mil unidades com a tecnologia em 2004
Híbridos começam a roubar espaço de "beberrões" nos EUA
DO ENVIADO ESPECIAL A DETROIT
Os utilitários esportivos americanos já foram acusados de serem
diabólicos por terem um consumo de combustível exagerado. Há
quem diga que todo o interesse
dos Estados Unidos no Oriente
Médio se deve apenas à abundância de petróleo.
Polêmicas à parte, o fato é que as
montadoras, em particular as japonesas, resolveram apostar em
motores híbridos -que, nesse
caso, estão bem longe dos bicombustíveis lançados no Brasil.
Prova de que o americano aceita
a proposta ecológica é o Toyota
Prius. Já há 16 mil encomendas de
sua segunda geração, e a fábrica
prevê vender, pelo menos, 47 mil
unidades neste ano. O quarto modelo mais vendido do país, o Honda Accord, também terá a tecnologia até o fim do ano.
A Lexus -líder de venda de
carros de luxo nos EUA- apresentou em Detroit o RX 400h, o
primeiro jipão de luxo a contar
com a tecnologia. Ele acelera de 0
a 100 km/h em menos de 8s, mas
economiza combustível como um
sedã de quatro cilindros.
Um dos protótipos é o Subaru
B9SC. A baixas e médias velocidades, o motor a gasolina é usado
para carregar uma bateria de lítio.
Acima de 80 km/h, só usa petróleo refinado. Quando precisa de
mais desempenho, o roadster se
aproveita de seus dois motores.
A Mitsubishi não quer ficar de
fora da briga e levou ao Cobo
Center o Eclipse Concept-E. Esse
cupê usa um motor 3.8 V6 aliado
a um outro elétrico, o que lhe proporciona 470 cavalos. Como não é
afetada por mudanças de marchas, a parte elétrica é uma constante fonte de energia e, portanto,
de performance.
(JAA)
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