São Paulo, domingo, 11 de janeiro de 2004

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Toyota prevê vender 47 mil unidades com a tecnologia em 2004

Híbridos começam a roubar espaço de "beberrões" nos EUA

DO ENVIADO ESPECIAL A DETROIT

Os utilitários esportivos americanos já foram acusados de serem diabólicos por terem um consumo de combustível exagerado. Há quem diga que todo o interesse dos Estados Unidos no Oriente Médio se deve apenas à abundância de petróleo.
Polêmicas à parte, o fato é que as montadoras, em particular as japonesas, resolveram apostar em motores híbridos -que, nesse caso, estão bem longe dos bicombustíveis lançados no Brasil.
Prova de que o americano aceita a proposta ecológica é o Toyota Prius. Já há 16 mil encomendas de sua segunda geração, e a fábrica prevê vender, pelo menos, 47 mil unidades neste ano. O quarto modelo mais vendido do país, o Honda Accord, também terá a tecnologia até o fim do ano.
A Lexus -líder de venda de carros de luxo nos EUA- apresentou em Detroit o RX 400h, o primeiro jipão de luxo a contar com a tecnologia. Ele acelera de 0 a 100 km/h em menos de 8s, mas economiza combustível como um sedã de quatro cilindros.
Um dos protótipos é o Subaru B9SC. A baixas e médias velocidades, o motor a gasolina é usado para carregar uma bateria de lítio. Acima de 80 km/h, só usa petróleo refinado. Quando precisa de mais desempenho, o roadster se aproveita de seus dois motores.
A Mitsubishi não quer ficar de fora da briga e levou ao Cobo Center o Eclipse Concept-E. Esse cupê usa um motor 3.8 V6 aliado a um outro elétrico, o que lhe proporciona 470 cavalos. Como não é afetada por mudanças de marchas, a parte elétrica é uma constante fonte de energia e, portanto, de performance. (JAA)


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