São Paulo, domingo, 11 de abril de 2004

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UTILITÁRIO

Modelo encara bem o "off-road", e, no asfalto, desempenho vem do motor V8; 30 carros já foram entregues

Com jipão Touareg, Volkswagen entra na lama pela 1ª vez

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Você nunca colocou um carro na lama? A Volkswagen também não. Mas não tenha medo. Ela estudou direitinho e recheou seu primeiro utilitário esportivo de tecnologia para não fazer feio em trilhas que, teoricamente, não combinam com o luxo interior.
Batizado com o nome de um povo do deserto do Saara, o jipão alemão tem três diferenciais com bloqueios eletrônicos. Basta colocar o câmbio Tiptronic em neutro e apertar um botão no painel para travar o diferencial. São 41 computadores que mostram para qual roda a força deve ir.
A partir daí, passar pelo barro se torna fácil. Os sistemas ESP (programa eletrônico de estabilidade), ASR (controle de tração), ABS (freios antitravamento) e EDL (trava eletrônica do diferencial) passam a reagir de outra maneira. Sabem que o carro vai ficar sujo.
A tração é permanente nas quatro rodas. Já a suspensão permite quatro regulagens de altura e se altera conforme a velocidade. Os amortecedores têm três regulagens eletrônicas (conforto, básica e esporte) e são automaticamente ajustados às condições do piso.
Os números são otimistas. O Touareg sobe ladeiras de até 45, encara uma inclinação de 35 e atravessa áreas alagadas com 58 cm de profundidade. Para um Troller T4, os valores são, respectivamente, 47, 45 e 80 cm.
O único problema são os pneus, pensados apenas para o asfalto. Porém a montadora afirma que mais de 90% dos clientes não usarão o utilitário no fora-de-estrada, o que amenizaria a deficiência.

Devorando asfalto
Na selva de pedras, o Touareg oferece tudo o que um sedã de alto luxo poderia ter. Principalmente o motor, um 4.2 V8 (oito cilindros em "V") de 310 cv (cavalos) e 41,8 kgfm de torque (força). De acordo com a VW, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 8,1s.
Os bancos podem ser posicionados de 12 diferentes maneiras. O consumidor escolhe três tipos de madeira e três cores de couro para o acabamento. Basta estar com a chave por perto para abrir as portas e ligar o motor. Há seis airbags. Os faróis de xenônio contam com lavadores. Se a pressão de um dos pneus estiver baixa, uma luz acende no painel.
Feito sobre a mesma plataforma do Porsche Cayenne, o Touareg é mais barato que o concorrente. Custa US$ 117.315, ao câmbio do dia, contra US$ 119 mil. A BMW oferece o X5 4.4i por R$ 375 mil. O jipão mais em conta é o Volvo XC90, de R$ 298.380.
A Volks oferece dois opcionais: pintura metálica (US$ 1.283) e teto solar (US$ 2.278). Completo, o Touareg sai por US$ 120.876, algo em torno de R$ 355 mil. Mesmo assim, o primeiro lote, com 50 unidades, foi vendido -30 carros já estão com seus donos. As vendas acontecem sob encomenda.


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