São Paulo, domingo, 11 de abril de 2004

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CARTAS

Resposta insatisfatória
""Há algum tempo, enviei e-mail reclamando de problemas com o meu Fiat Stilo e com o atendimento da empresa. Depois, um funcionário da montadora tentou conversar comigo por telefone, mas foi incompetente. Ele se limitou a tentar colocar palavras em minha boca. Caso a Fiat responda de forma padronizada, antecipo que, com menos de 11 meses de uso, estou passando pelo oitavo defeito, agora na embreagem. O carro já apresentou diversas vezes falha nos freios e problemas de lubrificação na suspensão dianteira e no rolamento do contrapeso do motor."
Túlio Mitio Yamada (São Paulo, SP)

Resposta - A Fiat diz que o veículo foi reparado pela Itavema e entregue ao cliente no dia 19 de fevereiro. Segundo a montadora, o cliente confirmou os reparos.

Réplica - O leitor disse à Folha que o carro já esteve por mais três vezes na autorizada e continua com defeito na embreagem.
 

Palio com cabine aquecida
""Li a carta da leitora Ana Cristina Braz Fraine (Veículos, 11/01) sobre aquecimento na cabine de sua Palio Weekend Stile 1.6 16V. Minha mulher tem um veículo idêntico com a mesma irregularidade. Como a leitora, não concordo com a resposta da Fiat, que diz se tratar de uma característica do veículo."
Francisco Pinto (Araraquara, SP)

Resposta - A Fiat diz que o cliente deve procurar uma autorizada e solicitar uma análise. Segundo a montadora, sem isso, é impossível prestar atendimento.
 

Fusca sem peças
""Tenho um Fusca 1600, ano 95. Sofri um acidente e não encontro nas concessionárias Volkswagen os equipamentos originais. Preciso das borrachas do pára-brisa, do vidro traseiro, das janelas, do interruptor, dos aros dos faróis e do cinzeiro traseiro. Já estive em oito autorizadas e só encontro os componentes no mercado paralelo, mas eles não se ajustam perfeitamente."
José Roberto Rodrigues (Cafelândia, SP)

Resposta - A Volkswagen afirma possuir todas as peças relacionadas, exceto o cinzeiro, disponível só em preto. A montadora solicita que o cliente se dirija a uma concessionária e fale diretamente com o gerente de peças.
 

Turbocompressor para o Gol
"Gostaria de saber que alterações devem ser feitas no meu Gol 1.0 16V, ano 99, a gasolina, para a instalação de um turbocompressor. A finalidade é ganhar potência nas ultrapassagens em rodovias. As informações que possuo são desencontradas sobre tamanho da turbina, regulagem da pressão do turbo, troca da bomba de combustível e de outras peças. Quero saber ainda qual será o consumo de combustível e a nova potência adquirida."
Marcelo Reis (Araguari, MG)

Resposta - A VW diz que não recomenda alterações em seus veículos, uma vez que eles são projetados e dimensionados de acordo com a utilização.
O preparador de motores Gilberto Perrella sugere remapear o chip de injeção e retrabalhar o corpo de borboletas. Assim o ganho de potência será de 12%, e o de torque (força) crescerá 10%. O aumento de consumo ficaria em torno de 10%.

Veículos - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, fax 0/xx/11/3224-3362, e-mail veiculos@uol.com.br. Não serão consideradas mensagens eletrônicas com figuras ou arquivos anexados. Os documentos enviados devem incluir nome completo, endereço, telefone e, se possível, e-mail.


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