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Parece, mas não é
Com acessórios inúteis, montadoras atropelam para a estética e alavancam vendas
FABIANO SEVERO
ENVIADO ESPECIAL A UBERLÂNDIA (MG)
A cena é real: cerca de 20
Chevrolet S10 novas entram
num posto de gasolina nos arredores de Uberlândia (MG).
Dentro de sua Toyota Hilux,
um curioso ouve o motor 2.4
funcionando e comenta: "Nunca vi um motor a diesel tão silencioso". Para sua surpresa,
ele não era a diesel, mas "flex".
"Então por que essa entrada
de ar no capô?", indaga ele,
comparando com a fenda aberta em sua Hilux turbodiesel.
Estética, diz Pedro Manuchakian, vice-presidente de engenharia da GM. Ele afirma que
o sistema, com pequenos orifícios que dão acesso ao motor,
até ajuda a resfriá-lo, mas a função real é "dar mais robustez".
Segundo pesquisas da GM, a
"aparência exterior" e o "estilo
utilitário" motivam a compra
de picapes. Daí também os apliques pretos no pára-choque.
A mesma estratégia é adotada pela Ford, que, ao reestilizar
o EcoSport, desenhou um aplique cinza escuro no pára-choque da versão FreeStyle para simular um quebra-mato.
"Mesmo que não tenha função estrutural, serve para valorizar o apelo de aventura", diz
Adriana Carradore, gerente de
produto da linha EcoSport.
Nas revendas, a Ford oferece
ainda alguns protetores frontais de pára-choque para o jipinho. Variam de R$ 245 a
R$ 600 e também carecem de
função. Só espírito "off-road".
Carlos Henrique Ferreira,
assessor técnico da Fiat, lembra que o primeiro carro a inaugurar acessórios sem função
real foi a Palio Weekend Adventure, em 1999. Quatro anos
depois, ela viu seu quebra-mato
verdadeiro dar lugar a um falso.
"Ninguém reclamou", conta.
Campeões de venda
Segundo Ferreira, os clientes
também gostaram das duas saídas de escapamento falsas no
pára-choque do novo Stilo.
"Só quem entende de carro
nota que [as saídas] lembram
escapes. O cliente, em geral, vê
como mais um detalhe de estilo, como o friso cromado."
Funcionais ou não, acessórios falsos têm alavancado as
vendas. Líder, o EcoSport emplacou 4.200 carros em abril
-desses, 53% eram FreeStyle.
A S10 também reinou: vendeu
2.585 picapes no mês passado e
deteve 32% do seu segmento.
O Stilo é o terceiro entre os
hatchs médios, mas suas vendas cresceram 66% no primeiro quadrimestre deste ano se
comparadas com as dos quatro
primeiros meses de 2007.
O jornalista viajou a convite da GM do Brasil, que
cedeu a picape para avaliação
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