São Paulo, domingo, 11 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESO MORTO:

ACESSÓRIOS DEMAIS PODEM ATRAPALHAR AERODINÂMICA
"Spoilers" e saias laterais, comuns nos carros "tunados", costumam dar mais um ar de esportividade do que função aerodinâmica. "Dependendo do tamanho, uma entrada de ar falsa pode provocar turbulência acima de 120 km/h", afirma Fernando Catalano, professor de aerodinâmica experimental da USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos. Pedro Manuchakian, da GM, discorda. "Testes mostram que a entrada da S10 é muito pequena em relação à sua área frontal.
Não chega a interferir no contorno da carroceria." Já Carlos Henrique Ferreira, da Fiat, diz que, às vezes, o que se ganha com a sensação de melhoria no estilo compensa a perda de eficiência aerodinâmica. "Mesmo assim, pequenas modificações não chegam a dar turbulência no trânsito urbano, onde a velocidade média dificilmente passa de 60 km/h."


Texto Anterior: Parece, mas não é
Próximo Texto: Cartas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.