São Paulo, domingo, 11 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carro só tem perda total quando conserto supera 75% seu valor

Pode haver acordo, como no caso dos importados, cujas peças são caras

GERSON CAMPOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Com apenas nove dias, o Chevrolet Celta da bancária Thaís Biston, 26, foi atingido na traseira. Ela ficou surpresa quando a seguradora não "deu" perda total. Mas a empresa estava certa: o conserto não tinha atingido 75% do valor do carro.
"Recortaram a traseira e colocaram outra", acusa, insatisfeita, Biston. "O conserto ficou em R$ 4.260, menos de 75% do preço do carro", responde Júlio Melo, gerente de atendimento ao cliente da Porto Seguro.
"Alguém vai pagar meu prejuízo", diz ela, que reclama de barulho no bagageiro, cujo assoalho teria sido mal reparado.
Vítima de uma batida na lateral de seu Fiat Mille, a estudante Joana Whately Pacheco, 25, também achou que a seguradora "daria" perda total. "Depois do conserto, a porta não abria, e até tive de sair pela janela. Na revenda, pagaram pouco, pois perceberam que tinha sofrido uma batida grave", lembra ela, que desistiu de brigar.
Se o cliente ficar insatisfeito com o reparo, pode voltar à oficina, contatar a seguradora ou recorrer à Justiça. "Nesse caso, é necessário entrar com uma ação de "litis consórcio" [recurso que envolve dois ou mais réus] e acionar o culpado pelo acidente, a seguradora e a oficina", explica Alexandre Costa Oliveira, 39, técnico do Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor).
Mas há quem não queira a perda total. "Quando o carro ainda está alienado, quitamos a dívida e reembolsamos a quantia já paga. Geralmente, o cliente quer ficar com o veículo e discute o orçamento", explica José Carlos de Oliveira, 50, diretor da Marítima.
Os importados, com peças caras, podem atingir a indenização total facilmente. E corretores ouvidos pela Folha contam que há entendimento: um deles diz que uma seguradora ficou com o carro de uma cliente insatisfeita e a indenizou.


Texto Anterior: Além de ser "beberrão", Vectra tem seguro mais caro
Próximo Texto: Cartas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.