São Paulo, domingo, 11 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cartas

Estepe do Civic
"Por que a Honda colocou o estepe das duas últimas gerações do Civic com o bico virado para baixo? Há uma explicação técnica? Descobri isso há um mês, quando comprei o carro. Ao chegar ao posto para calibrar, fui checar o estepe e precisei retirar a borboleta que o prende ao piso do carro e suspender o pneu para calibrá-lo. Ontem conheci o novo Civic e constatei que o problema continua. Mesmo que queira inverter a posição, a borboleta não alcança o furo no piso do porta-malas. Foi o único defeito que vi nesse ótimo carro."
Fernando Albuquerque Paes (Campos, RJ)

Resposta - Segundo a Honda, para haver um local extra no porta-malas, o estepe do Civic é posicionado com a válvula para baixo, otimizando o espaço.

Válvula da Parati
"Após a revisão dos 30 mil quilômetros, minha Parati 1.0 16V Turbo passou a apresentar problemas na válvula e começou a fazer um barulho parecido com o dos carros a diesel. A fábrica autorizou a troca da válvula gratuitamente, mas, a cada seis meses ou 5.000 quilômetros, o barulho volta. Já mexeram no carro mais de dez vezes, mas nada resolve. Em abril, o carro esteve na revenda três vezes, e a fábrica negou a troca. Fui obrigado a entrar na Justiça. O juiz concedeu uma liminar obrigando a Volkswagen a reparar o veículo, mas nada foi feito, e o carro está parado."
Leonardo Palhares Aversa (São João da Boa Vista, SP)

Resposta - A VW não emite nenhum parecer a respeito porque o caso está sob júdice.

Palio atrasada
"Paguei à vista uma Palio Weekend ELX no dia 25 de março. O vendedor prometeu que o carro seria entregue em, no máximo, 15 dias úteis. Passados 20 dias, o mesmo vendedor disse que ele seria faturado e entregue em seguida. Já se passaram 36 dias úteis, ou seja, 56 dias da compra, e ainda não recebi o carro. Quando questiono, recebo a notícia de que ele já está sendo faturado. Liguei para a Fiat para saber o posicionamento da empresa, mas não obtive nenhuma resposta conclusiva."
Ricardo Sussumo Iwashita (São Paulo, SP)

Resposta - A Fiat informou que a Fiorelli agendou a entrega do veículo em 2 de junho.

Réplica - O leitor confirmou à Folha a entrega do veículo.

Pneus da CG 150
"Gostaria de saber se o pneu da moto CG 150 pode ser utilizado na CG 125 sem causar problemas ao motor e a outros componentes."
Maria Santana (São Paulo, SP)

Resposta - Segundo a Honda, os pneus das motocicletas CG 125 Titan e CG 150 Titan foram desenvolvidos para uso exclusivo nos respectivos modelos por apresentarem características distintas. A montadora não recomenda que eles sejam trocados entre si, pois poderá haver interferência na estabilidade e na dirigibilidade.


Texto Anterior: Carro só tem perda total quando conserto supera 75% seu valor
Próximo Texto: Solstice faz americano esperar 6 meses por 0-km
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.