São Paulo, domingo, 11 de julho de 2004

Texto Anterior | Índice

CARTAS

Fox com alto consumo
"Comprei um Fox City 1.0 em dezembro de 2003. Desde então, por vários defeitos, precisei levar o veículo três vezes à concessionária. O porta-malas não estava fechando (isso já foi solucionado), o carro apresenta um estouro na partida fria, e o consumo de combustível é excessivo. Trata-se de um modelo bicombustível. Segundo a própria Volkswagen, ele deveria fazer pelo menos 10 km/l com álcool dentro da cidade, mas jamais ultrapassou a média de 6 km/l. Após fazer uma reclamação no atendimento a clientes da montadora e esperar dois meses, a concessionária solicitou que eu levasse o carro mais uma vez. Ela trocou um componente e garantiu que os problemas não voltariam a ocorrer. Mas o consumo em excesso continua, e ao dar a partida recentemente ocorreu o estouro de sempre. Vou recorrer ao Procon [Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor]."
Samira Martini Zanco (São Paulo, SP)

Resposta - A Volkswagen informou que consultou a concessionária Brasilwagen e soube que, após os consertos necessários, o veículo foi entregue à cliente, no dia 20 de maio, em condições normais de uso.
 

Parati Turbo ou 2.0
"Estou interessado em comprar uma Parati Crossover. Gostaria de saber se esse modelo sofrerá mudanças em breve. Se sim, valeria a pena adquirir esse carro? Qual o modelo com maior procura no mercado, a versão Turbo ou a 2.0? E qual vocês aconselham comprar levando em consideração a relação custo-benefício?"
Daniel Mutuyoshi Sugawara (São Paulo, SP)

Resposta - A VW vai mostrar no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, a Parati 2005, praticamente idêntica à atual. A versão 2.0 vende mais que a Turbo, mas a versão turbinada é mais indicada para quem viaja muito. A 2.0 é preferida para quem roda mais na cidade.
 

Velocidade ideal na estrada
"Tenho um Fiat Mille EX 1.0, ano 99, a gasolina. Moro em Campinas, mas todo fim de semana vou a São Paulo pela rodovia dos Bandeirantes. Fiquei sabendo que existe uma velocidade em que o carro se torna muito econômico na estrada. Qual seria essa velocidade para economizar o máximo de combustível no meu trajeto?"
Daniel Martins (Campinas, SP)

Resposta - De acordo com a maioria das montadoras, a velocidade constante entre 90 km/h e 100 km/h, usando a quinta marcha, é a mais econômica no que diz respeito ao consumo de combustível.

Veículos - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, fax 0/ xx/11/3224-3362, e-mail veiculos@uol.com.br. Não serão consideradas mensagens eletrônicas com figuras ou arquivos anexados. Os documentos enviados devem incluir nome completo, endereço, telefone e, se possível, e-mail.


Texto Anterior: Esportivos: Série 5 e CLS ganham versões apimentadas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.