São Paulo, domingo, 11 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Conceitos de Frankfurt antecipam futuro

Protótipos que serão mostrados no maior salão do mundo adiantam as formas das novas gerações de cada marca

Land Rover apresenta o próximo Defender, Mercedes-Benz revela novo Smart e Audi exibe o elétrico A2

RICARDO RIBEIRO
DE SÃO PAULO

O Salão do Automóvel de Frankfurt, a maior e mais importante feira de carros do mundo, começa nesta semana (vai de 15 a 25 de setembro) e sinaliza como será o futuro da indústria.
Entre lançamentos e carros-conceito extravagantes, o público verá ainda alguns protótipos muito próximos de versões que ganharão as ruas em pouco tempo.
Os fabricantes reservam surpresas para a estreia, mas algumas das novidades já foram divulgadas.
A Ford apresentará o conceito Evos. Segundo a montadora, a unidade tem o primeiro desenho totalmente global da marca, estilo que será adotado na próxima geração de carros da empresa.
O primeiro projeto derivado do conceito Evos deverá ser a ressurreição do cupê Capri, que foi fabricado entre 1968 e 1986.
"Nosso primeiro produto dessa fase estará pronto mais cedo do que se pode imaginar", diz J. Mays, chefe de design da Ford. "É mais provável que chegue em quatro meses do que em quatro anos."
A smart, marca controlada pela alemã Mercedes, revela como será a nova geração do subcompacto fortwo.
As linhas estão no protótipo que a marca mostrará em Frankfurt, o Forvision.
O conceito também desenvolve novas soluções para redução de peso e de emissões de poluentes. O Forvision possui rodas de plástico, fibra de carbono na carroceria e motor elétrico.
O também elétrico A2 será destaque no espaço da Audi. A marca planeja lançar uma nova geração do modelo, que foi vendido entre 1999 e 2005 sem muito sucesso.
A proposta do projeto é vender o A2 como um carro compacto, mas espaçoso.

NOVO DEFENDER
A Land Rover, por sua vez, exibirá o protótipo que dá início à difícil tarefa de modernizar um de seus ícones.
O conceito DC100 é o primeiro passo do desenvolvimento da nova geração do Defender, cujo lançamento deverá acontecer em 2015.
"A substituição do Defender é um dos maiores desafios do design automotivo, porque é um carro que inspira as pessoas em todo o mundo", diz o diretor de design da marca, Gerry McGovern.


Texto Anterior: Picanto une ousadia à racionalidade e cobra menos por isso
Próximo Texto: FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.