São Paulo, domingo, 11 de setembro de 2011

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Carro com cheiro de cigarro tem alto índice de rejeição na revenda

DE SÃO PAULO

O hábito de fumar ao volante, além de desconcentrar o motorista, pode desvalorizar o carro. Segundo levantamento feito por órgão do governo espanhol (DGT), 42% dos consumidores locais se recusariam a comprar um automóvel que cheira a cigarro.
"Aqui [no Brasil] também há muita rejeição. Por isso o carro acaba valendo menos em uma negociação", conta o vendedor de seminovos Roberto Machado.
Essa diferença de preço serve, geralmente, para cobrir os custos da higienização da cabine. A limpeza dos bancos, do carpete e do teto sai por cerca de R$ 100.
"Mesmo diante de todo esse percalço, ainda sou contra o governo proibir o fumo em locais privados, como em um automóvel", opina Machado, que diz não fumar.
Quanto ao mau cheiro de cigarro no carro, empresas de estética automotiva dão a dica para amenizá-lo: deixar por algumas horas duas maçãs cortadas em um recipiente dentro da cabine. (FN)


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