São Paulo, domingo, 11 de setembro de 2011

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CARTAS

Sandero sem roda
"Sofri um acidente com meu Renault Sandero em abril. O reparo foi feito na Itavema Ipiranga. O conjunto da roda traseira esquerda foi trocado, inclusive o rolamento. O serviço tem garantia de um ano.
Após três meses, o carro começou a apresentar um ruído muito alto. Levei o veículo à Itavema Guarulhos e foi confirmado que o problema estava na roda trocada."
ROSALVO SALGUEIRO (São Paulo, SP)

Resposta da Renault - "Informamos que o veículo foi reparado e entregue ao cliente."

Troca de óleo
"Adquiri um Chevrolet Vectra 2011, com garantia de três anos. Pelo manual, devo realizar uma revisão aos 1.000 km rodados ou com um ano de uso (o que ocorrer primeiro). O mesmo manual especifica que devo fazer a troca de óleo aos 5.000 km. Pelo andar da carruagem, demorarei mais quatro anos para atingir tal marca. A troca do óleo do motor deverá ser realizada de acordo com a quilometragem ou com o tempo?"
JOÃO AMARO SILVA (São Paulo, SP)

Resposta da General Motors - "Todas as dúvidas do cliente foram esclarecidas pelo serviço de atendimento. Informações envolvendo garantia e troca de óleo constam do manual do proprietário do referido veículo."

Picanto parado
"Tenho um Kia Picanto 2007. Na última revisão (50 mil quilômetros), levei o carro à Comart. O consultor técnico disse que houve quebra dos parafusos de sustentação da caixa de câmbio.
Pouco mais de um mês após o reparo, o carro travou e começou a apresentar um terrível ruído de metal. De volta à autorizada, soube que a caixa de câmbio havia quebrado.
Recebi o carro no dia 1º de julho e percebi um barulho de algo batendo na parte dianteira. O carro perdeu a tração e parou de funcionar. É mais uma quebra do câmbio, que terá de ser trocado novamente."
RODRIGO THOMPSON (São Paulo, SP)

Resposta da Kia - "O componente solicitado pela concessionária Comart para o veículo foi entregue na autorizada no dia 2 de setembro."

Réplica do leitor - "Ainda não recebi o carro."

Folga no volante
"Tenho um Honda Civic 2009. Na revisão de 60 mil quilômetros, reclamei que a embreagem estava dura e o pedal, rangendo. Ao sair da revenda Kodyve, o carro 'jogou' para o lado e quase bati em um caminhão.
Parei e verifiquei que tinha uma folga no volante. Levei o carro a uma oficina e o técnico encontrou uma porca solta. Solicitei o laudo, inclusive com fotos."
PEDRO COSTA MACHADO (Mogi Guaçu, SP)

Resposta da Honda - "O nosso serviço de atendimento colocou a rede de concessionárias à disposição para reavaliar o veículo e a situação relatada, com o nosso acompanhamento direto."

Réplica do leitor - "Só repararam o veículo após a intermediação da Folha."

Problema na bateria
"Comprei um Hyundai Santa Fé em 2010. Após 16 meses de uso, a bateria apresentou problemas. Levei o carro à concessionária da marca na Vila Guilherme, onde me informaram que uma nova custa R$ 520 e não está coberta pela garantia. Quero saber como pode uma bateria pifar tão rápido."
ANTONIO AMADO (São Paulo, SP)

Resposta da Hyundai - "Informamos que entramos em contato com o cliente, sendo o assunto em questão resolvido. E esclarecemos as dúvidas quanto aos itens restritivos que abrangem a garantia do veículo."


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