São Paulo, domingo, 12 de junho de 2011

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Lâmpadas de xenônio devem ser originais

Conselho de trânsito publica regra que proíbe alterações nos faróis

Instalação irregular é infração grave, punida com multa de R$ 127, 69 e perda de cinco pontos na carteira de motorista

ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Entre em um quarto, apague a luz e deixe seus olhos se adaptarem à escuridão.
Depois, acenda a luz olhando para a lâmpada; você vai ficar alguns instantes sem enxergar. É o que acontece quando um veículo com lâmpada de xenônio inadequada vem no sentido oposto ao seu.
Foi por isso que o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) proibiu, por meio da Resolução 384, a instalação do kit xenônio em veículos no país. Apenas os carros que trazem o equipamento de fábrica estão liberados.
A colocação de películas nas lentes do farol e o escurecimento da sua superfície ""a chamada máscara negra"" também foram proibidos. A instalação irregular é infração grave, passível de multa de R$ 127,69 e perda de cinco pontos na carteira.

RISCO DE ACIDENTES
Carlos Tanaka, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Divisão de Iluminação da Valeo, conta que a diferença entre as lâmpadas de xenônio e as halógenas é a intensidade de luz (medida em lúmens) que cada uma emite.
Uma lâmpada H4, utilizada em carros como o VW Gol, tem fluxo de 750 lúmens, enquanto a lâmpada de xenônio chega a 3.000 lúmens. "A luz mal direcionada ofusca a visão de quem vem no sentido contrário", comenta Tanaka.
Segundo o especialista, o ponto de partida do projeto de um farol está na fonte luminosa, em torno da qual todo o sistema ótico é desenvolvido. Lâmpadas inadequadas causam distorção da luz.
O oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, membro da Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), disse que a luz intensa do xenônio provoca fotofobia (aversão à luz). "O ofuscamento pode causar cegueira momentânea, aumentando o risco de acidentes", ressalta.


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