São Paulo, domingo, 12 de junho de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

CARTAS

Fiorino reprovado
"Meu Fiat Fiorino 1998 foi reprovado no teste da Controlar. Na segunda tentativa, o carro foi rejeitado por vazamento de óleo ""mas o problema estava na mangueira do cânister. Precisei pagar uma nova taxa."
RONALDO BARROS (São Paulo, SP)

Resposta da Controlar - "Conforme descrito na tabela elaborada pelo Conama, o Fiorino 1998 tem limite máximo de emissão de CO (monóxido de carbono) fixado em 1%, mas o carro emitiu 7,04%. Quanto à rejeição do veículo, consta dos procedimentos que o vazamento de óleo pode comprometer a integridade do automóvel, das pessoas ou do próprio teste. Contudo, houve um equívoco ao reprovar o Fiorino devido à mangueira do cânister. O valor da tarifa será reembolsado, e o carro foi aprovado na inspeção."

Reparo do Audi
"A fiação dos chicotes dos faróis do meu Audi A6 estava desmanchando, o que gerou um curto-circuito. A Audi diz que a causa foi a instalação de uma lâmpada de LED. O orçamento chegou a R$ 12.946, pois os chicotes não são vendidos separadamente."
MARCELO GENTIL (Fortaleza, CE)

Resposta da Audi - "O problema foi provocado por instalação de LED não original e inadequada. E os chicotes são integrados aos faróis, não há como vendê-los separadamente."

Réplica do leitor - "Apenas foi trocada a lâmpada de cortesia por uma de LED. Logo que o painel indicou problema, a original foi recolocada."

Palio batido
"Adquiri um Fiat Palio em agosto. Na entrega à revenda Oro, a carreta da transportadora bateu no para-choque do veículo. Durante o reparo, a concessionária perdeu a chave do meu carro. Usei a reserva por 45 dias. Na primeira revisão, detectaram falha na injeção eletrônica. Alegaram que a causa seria combustível adulterado e me entregaram o veículo sem solucionar o problema."
LETÍCIA OLIVEIRA (São José dos Campos, SP)

Resposta da Fiat - "Informamos que a cliente recebeu um novo atendimento na concessionária Oro."

Réplica do leitor - "Assim que a Folha entrou em contato com a Fiat, o gerente me ligou e resolveu o problema."

Caixa do CrossFox
"Deixei meu Volkswagen CrossFox na concessionária Jewa para reparos de funilaria e solicitei também um orçamento de revisão. O carro retornou com sério defeito na caixa de câmbio, com estalos na porta e no vidro elétrico. Reclamei, e o consultor disse que o carro já estava com o problema na caixa e que tinha listado isso na revisão. Mas entrou lá em perfeitas condições."
CARLOS EDUARDO CORRÊA (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "Informamos que todos os reparos cobertos pela seguradora foram feitos e que o veículo foi entregue ao cliente no dia 12 de maio."

Réplica do leitor - "O carro saiu da Jewa com defeitos e está parado até hoje."

Corolla parado
"Estou insatisfeito com um Toyota Corolla adquirido em outubro de 2009. Ele apresentou problemas no vidro e um defeito na suspensão. A autorizada Tsusho verificou que o problema está no semieixo, sem nenhuma explicação lógica para isso."
DENISE FERREIRA (São Paulo, SP)

Resposta da Toyota - "O veículo foi reparado e entregue ao cliente em condições de uso no dia 17 de maio."

Réplica do leitor - "A Toyota só informou que houve desgaste prematuro da peça."


Texto Anterior: Proprietário pagou R$ 500 por alteração proibida
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.