São Paulo, domingo, 12 de setembro de 2010

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Jipinho é a mãe

Jeep Wrangler quatro portas topa qualquer lama, mas Citroën Aircross e Fiat Idea são aventureiros só na alma

Eduardo Anizelli/Folhapress
Wrangler sobe até em parede, Idea (à esq.) e Aircross (à dir.) preferem passear no shopping

TESTE FOLHA-MAUÁ

RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Não é de hoje que jipe é coisa de gente grande. Em 1941, as tropas aliadas usaram jipes Willys para cruzar a Europa e, depois, vencer a Segunda Guerra Mundial.
Já os carros metidos a aventureiros chegaram em 1999 e estão mais populares, como a nova geração da Fiat Idea Adventure e o calouro Citroën Aircross.
Transpor terrenos tão inóspitos quanto as linhas inimigas, porém, ainda é tarefa para jipes de verdade. Descendente distante do antigo Willys, o Wrangler, da Jeep, ganhou uma versão quatro portas.
O veículo mantém as valentes opções de tração 4x2, 4x4 e reduzida. O engate manual na alavanca é duro, um dos avisos de que o galipão não é para brincadeiras.
O diferencial traseiro de deslizamento limitado confere aderência extra em situações de baixo atrito, como em travessias na lama.
Subidas severas não intimidam o torque de 32 kgfm. O ângulo de ataque de 38 (medido entre a base do pneu e o para-choque dianteiro), os pneus 255/75 R17 e o eixo traseiro Dana 44 transformam terrenos esburacados em passeio no parque.
A altura elevada em relação ao solo e uma placa tripla de proteção na parte inferior evitam danos ao Wrangler.
Na guerra, a resistência francesa lutou bravamente contra os alemães. Na indústria, hoje, os franceses não têm vocação para durões.
O Aircross é uma adaptação da nova plataforma do C3 Picasso europeu. Com apliques, a Citroën quer pegar carona na moda "off-road" para entrar no mercado dominado por Fiat e Ford.

RASPA À TOA
Ainda que confortável, o acerto da direção elétrica deixa o carro molenga demais. De aventureiro, só tem o estepe na tampa traseira.
A suspensão retém os impactos, mas são comuns as batidas por baixo. Mesmo sendo 41 mm mais alto que o C3 europeu, ele é baixo.
Melhor a Idea, com 1,81 m de altura, ante 1,69 m do Aircross. A suspensão tem ajuste mais equilibrado para trajeto misto. Mas não espere bravuras na lama. As rodas de aro 15 não são para heroísmo, e o Locker (bloqueio do diferencial), que ajudava pouco, é opcional (R$ 1.485).
Os apliques de plástico da versão Adventure quebram a harmonia do novo design, mas conferem robustez.
Se o general norte-americano George C. Marshall tivesse enviado para o front o Aircross e a Idea, as tropas não teriam chegado a Berlim. Mas, se o caminho fosse de asfalto, a situação mudaria.


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