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JIPINHO É A MÃE
Brutamontes, Jeep Wrangler toma surra no asfalto
Mais civilizados, Idea e Aircross têm melhor desempenho em piso liso, mas sofrem muito com buracos
Wrangler é barulhento e desconfortável para viagens; aventureiros da Fiat e da Citroën são até minivans "normais"
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Um atalho asfaltado até o
shopping é a aventura mais
adequada para a Idea e o Aircross. Fora da lama, eles viram o jogo sobre o Wrangler.
A carroceria do jipão trepida e a suspensão faz os ocupantes sacolejarem como
toalha torcida em máquina
de lavar. O acabamento continua espartano, com muito
plástico e cabo aparente para
segurar as quatro portas.
Apesar do bom esterço e
da direção mais leve, manobrar a longa versão do Jeep é
um malabarismo. O beiço na
dianteira requer cuidado para não quebrar lanternas ou
para-choques alheios.
Em velocidade, a estabilidade do galipão preocupa.
Um sistema eletrônico reduz
o torque ao detectar inclinação excessiva.
O Aircross tem espaço de
minivan. O entre-eixos garante conforto atrás e o porta-malas leva 403 litros - 111 a
mais do que o EcoSport e 20 a
mais do que a Idea.
As linhas do Citroën antecipam a nova geração do C3 e
o para-brisa tripartido oferece a visibilidade que o Wrangler não tem. O interior requintado dá um banho.
Difícil é fechar a porta do
Aircross. Com a trava mole, é
preciso bater como geladeira
velha -ou ela ficará aberta.
Já a nova Idea aposta em linhas arredondadas e lanternas de LEDs. O interior não
mudou, mas a posição elevada de dirigir agrada.
O câmbio manual tem engates precisos. Já a versão automatizada é mais lenta e
"soluça", mesmo com o novo
software do Dualogic.
DESEMPENHO
No Aircross, só há câmbio
manual -a Citroën promete
o automático para 2011.
O motor 1.6 (até 113 cv), o
mesmo do hatch C3, tem fôlego para os 200 kg a mais.
Atinge 100 km/h em 14,2s
e vai de 60 km/h a 100 km/h
quase na mesma marca,
aponta o teste Folha-Mauá.
Com o novo motor E.torQ
1.8 (132 cv), a Idea tem o melhor desempenho, sendo até
2s mais rápida que o Citroën.
Com 1.890 kg, o Wrangler se
vale do motor 3.8 V6 para andar junto com o Aircross.
Com gasolina, a Idea e o
Aircross empatam na estrada
(13,7 km/l), uma vitória para
o motor maior da Fiat.
Competitivo, o novato Aircross parte bem completo de
R$ 53,9 mil -o mesmo que o
salgado Ford EcoSport, que
nem oferece tanta coisa.
A versão testada, Exclusive, vai a R$ 63,9 mil com rodas de liga, airbags e ABS.
A Idea Adventure 1.8 parte
de R$ 56,9 mil. Já o Wrangler
custa R$ 129,9 mil, mais que
a soma dos dois.
(RICARDO RIBEIRO)
As montadoras cederam os carros para
teste
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
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