São Paulo, domingo, 12 de setembro de 2010

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JIPINHO É A MÃE

Brutamontes, Jeep Wrangler toma surra no asfalto

Mais civilizados, Idea e Aircross têm melhor desempenho em piso liso, mas sofrem muito com buracos

Wrangler é barulhento e desconfortável para viagens; aventureiros da Fiat e da Citroën são até minivans "normais"

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um atalho asfaltado até o shopping é a aventura mais adequada para a Idea e o Aircross. Fora da lama, eles viram o jogo sobre o Wrangler.
A carroceria do jipão trepida e a suspensão faz os ocupantes sacolejarem como toalha torcida em máquina de lavar. O acabamento continua espartano, com muito plástico e cabo aparente para segurar as quatro portas.
Apesar do bom esterço e da direção mais leve, manobrar a longa versão do Jeep é um malabarismo. O beiço na dianteira requer cuidado para não quebrar lanternas ou para-choques alheios.
Em velocidade, a estabilidade do galipão preocupa. Um sistema eletrônico reduz o torque ao detectar inclinação excessiva.
O Aircross tem espaço de minivan. O entre-eixos garante conforto atrás e o porta-malas leva 403 litros - 111 a mais do que o EcoSport e 20 a mais do que a Idea.
As linhas do Citroën antecipam a nova geração do C3 e o para-brisa tripartido oferece a visibilidade que o Wrangler não tem. O interior requintado dá um banho.
Difícil é fechar a porta do Aircross. Com a trava mole, é preciso bater como geladeira velha -ou ela ficará aberta.
Já a nova Idea aposta em linhas arredondadas e lanternas de LEDs. O interior não mudou, mas a posição elevada de dirigir agrada.
O câmbio manual tem engates precisos. Já a versão automatizada é mais lenta e "soluça", mesmo com o novo software do Dualogic.

DESEMPENHO
No Aircross, só há câmbio manual -a Citroën promete o automático para 2011.
O motor 1.6 (até 113 cv), o mesmo do hatch C3, tem fôlego para os 200 kg a mais.
Atinge 100 km/h em 14,2s e vai de 60 km/h a 100 km/h quase na mesma marca, aponta o teste Folha-Mauá.
Com o novo motor E.torQ 1.8 (132 cv), a Idea tem o melhor desempenho, sendo até 2s mais rápida que o Citroën. Com 1.890 kg, o Wrangler se vale do motor 3.8 V6 para andar junto com o Aircross.
Com gasolina, a Idea e o Aircross empatam na estrada (13,7 km/l), uma vitória para o motor maior da Fiat.
Competitivo, o novato Aircross parte bem completo de R$ 53,9 mil -o mesmo que o salgado Ford EcoSport, que nem oferece tanta coisa.
A versão testada, Exclusive, vai a R$ 63,9 mil com rodas de liga, airbags e ABS.
A Idea Adventure 1.8 parte de R$ 56,9 mil. Já o Wrangler custa R$ 129,9 mil, mais que a soma dos dois.
(RICARDO RIBEIRO)

As montadoras cederam os carros para teste


INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA

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