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Segurança do XC60 busca emoção jovial
Menor que XC90, Volvo chega ao Brasil em 2009 por a partir de R$ 160 mil e quer atrair clientes mais novos
GABRIELA ROMEU
ENVIADA ESPECIAL A VALENCIA
Os atrativos de uma cidade
movimentada como Valencia,
na costa espanhola do Mediterrâneo, podem tirar a atenção do
trânsito, provocando acidentes. Mas as batidas podem ser
evitadas com o uso de uma nova tecnologia da Volvo.
Reconhecida como empresa
que prioriza o quesito segurança, a marca sueca lança como
item de série do "crossover"
XC60 o sistema City Safety, um
forte aliado para combater vilões como estresse e cansaço.
É uma tecnologia que evita
batidas a baixas velocidades
(até 30 km/h), ao frear automaticamente. O sistema funciona
com sensores a laser, instalados no pára-brisa do veículo.
Somado a opcionais como o
indicador de ponto cego ou o
sistema que mantém distância
do carro da frente, o City Safety
faz do XC60, para a Volvo, seu
veículo mais seguro até hoje.
Mas, se um pedestre, por
exemplo, cruza repentinamente a dianteira do carro, é possível que o sistema não funcione,
segundo o engenheiro Mattias
Bengtsson. "O City Safety funciona com objetos que refletem, como automóveis. Agora
estamos focados na criação de
um sistema de segurança voltado para pedestres", justifica.
Razão e emoção
O jipinho tem a aparência de
um utilitário esportivo -as lanternas verticais são como as do
XC90- e a dirigibilidade de um
sedã. É estável numa sucessão
de curvas ou em altas velocidades (com motor de 289 cv, atinge 210 km/h), e a altura livre de
23 cm proporciona conforto
para quem se aventura por estradas esburacadas.
O veículo, que estará à venda
no Brasil em fevereiro de 2009
por valores estimados entre
R$ 160 mil e R$ 200 mil, dependendo dos três níveis de acabamento, tem presença garantida
no Salão de São Paulo, que começa no próximo dia 30.
A expectativa de venda em
torno de 120 unidades no ano
(10% da comercialização total
da marca no país) representa
uma porcentagem ínfima se
comparada com os planos de
colocar 50 mil XC60 no mundo
-Europa e EUA respondem
por 80% do mercado.
O XC60 chega às estradas
brasileiras para concorrer com
o Land Rover Freelander (a
partir de R$ 132 mil) e o BMW
X3 (R$ 241 mil). E, para bater
os rivais, a empresa sueca diz
que o plano foi extrapolar a
idéia racional de que ter um
Volvo na garagem (ou melhor,
rodando na estrada) é uma
questão de segurança.
"A Volvo sempre focou nas
características mais racionais
do carro, como segurança e durabilidade. Para sermos competitivos no futuro, no entanto,
precisamos também de aspectos emocionais, o que combina
com consumidores mais jovens, que são geralmente mais
intuitivos", afirma o designer
holandês Fedde Talsma, também envolvido no projeto do
C30 (o menor carro da marca).
"Buscamos uma certa juventude no design do carro." Esse
ar jovial resultou em, por
exemplo, traços mais fortes
-ou "musculosos", segundo os
executivos.
GABRIELA ROMEU viajou a convite da Volvo,
que cedeu o carro para avaliação
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