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Automático, C3 1.6 fica atrás de Fit 1.4
Câmbio compromete desempenho e economia do compacto da Citroën, que custa a partir de R$ 50 mil
DA REPORTAGEM LOCAL
A Citroën bate no peito e grita aos quatro ventos que seu C3
reestilizado vem com câmbio
Tiptronic, desenvolvido pela
Porsche e usado pelo C4 Pallas.
É uma forma clara e inteligente de associar a marca francesa à alemã, que há muito faz
esportivos de primeira linha.
Esse tiro de marketing, porém, pode sair pela culatra. O
câmbio automático deixa o Citroën lento e "consumista",
aponta o teste Folha-Mauá.
E mais: castra o motor 1.6
16V (110 cv com gasolina e 113
cv com álcool), que mostra
bom desempenho quando trabalha com a caixa manual de
cinco marchas.
Automático, o C3 oferece
uma marcha a menos e deixa a
rotação mais elevada do que,
por exemplo, a do Honda Fit,
equipado com transmissão
CVT (continuamente variável).
Resultado: em trecho urbano, o hatch da Citroën percorre
apenas 8,4 quilômetros com
um litro de gasolina -média
semelhante à do Chevrolet
Vectra 2.4 automático, comprovadamente um ébrio sedã.
O pequeno Honda com câmbio CVT só bebe gasolina e crava 10,2 km/l na cidade.
A surpresa vem nas provas
de aceleração. Com motor 1.6, o
C3 Automatique vai a 100 km/
h em 14,69s, 1,2s mais lento que
o Fit 1.4 e seus 80 cv.
A semelhança com o japonês
está na facilidade de condução.
Ambos têm posições de guiar
mais elevadas e usam sistemas
elétricos de direção, mais leves
que os hidráulicos comuns.
Também rivalizam em preço. Com ar-condicionado digital, trio elétrico, airbag duplo e
freios ABS (antitravamento) de
série, o C3 custa R$ 49.990,
R$ 4.000 acima do C3 manual.
Hoje o Fit 1.4 CVT sai por
R$ 50.375. Mas vale a pena
aguardar o Salão de São Paulo,
que começa no próximo dia 30.
A Honda irá apresentar o novo
Fit, remodelado e com motor
1.4 Flex de até 105 cv -o 1.5 terá 120 cv. Aí a luta ficará ainda
mais difícil para o pequeno C3.
(FABIANO SEVERO)
O carro foi cedido para teste pela montadora
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
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