|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Agora da Ford, Troller muda T4 para enfrentar Pajero
Jipe mantém carroceria de fibra de vidro e motor a diesel de 163 cv
DO ENVIADO ESPECIAL A HORIZONTE (CE)
O primeiro Troller nasceu do
antigo sonho de um fabricante
de buggy que, há 14 anos, queria
se aventurar nas areias fofas do
Ceará com um jipe 4x4.
Da Venezuela veio o diferencial; do México, o câmbio. Motor e painel eram do Gol GTI.
Aos poucos esse "frankenstein"
ganhou cara de Jeep Wrangler.
"O T4 foi feito para o sertão
nordestino, mas o vendiam para rodar na cidade", conta Rogério Farias, que deixou a Troller em 2006, pouco antes de
ela ser comprada pela Ford.
De lá para cá, sua engenharia
trocou cerca de 500 peças para
tentar eliminar ruídos e vibrações que surgiam no asfalto. "O
amante do "off-road" não se
preocupa com um barulhinho
aqui ou ali", opina Farias.
A Ford discorda. No T4 2009,
que chegará às 23 revendas no
fim de novembro com preço estimado entre R$ 85 mil e R$ 90
mil, as calhas dos vidros curvos
foram trocadas, mas ainda deixam o vento invadir a cabine,
onde estão os difusores de ar-condicionado, os comandos de
vidro e o volante do EcoSport.
Outro problema de vedação
apareceu no bocal do tanque de
3 dos 4 carros disponibilizados
para a imprensa. A areia só ajudou a criar uma gosma preta na
carroceria de fibra de vidro.
Para andar no asfalto, molas
e amortecedores estão mais
macios. "Nas retas, reduzem a
oscilação da dianteira", diz Sávio Pereira, gerente de desenvolvimento de produto.
De qualquer forma, o que era
bom continua lá: o motor 3.0 de
163 cavalos feito pela International. Suas emissões não passam no novo nível que pode ser
exigido em 1º de janeiro, mas o
torque de 38,8 kgfm faz o jipinho de 3,94 m deixar o Mitsubishi Pajero TR4 (R$ 68.990) e
o Land Rover Defender 90
(R$ 139 mil) comendo poeira.
FABIANO SEVERO viajou a convite da Ford, que
cedeu o carro para avaliação
Texto Anterior: Automático, C3 1.6 fica atrás de Fit 1.4 Próximo Texto: Peças & acessórios: "Flex" autônomo chega em 2009 Índice
|