São Paulo, domingo, 12 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

peças & acessórios

"Flex" autônomo chega em 2009

Sistema sem tanque auxiliar de gasolina é atração da Magneti Marelli em congresso

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Na época das bolas de cristal, prever o futuro era mais difícil.
Hoje, basta visitar uma feira de tecnologia para visualizar como será o amanhã.
O congresso da SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), um dos mais importantes do setor, apresentou novidades que devem equipar as próximas safras de nacionais.
O "flex" de terceira geração é uma tecnologia que está próxima da linha de produção. Sem reservatório de partida a frio e até 10% mais econômico, o sistema da Magneti Marelli chega ao mercado no ano que vem.
A Fiat, por exemplo, espera usá-lo no Linea. O sistema começa a esquentar o álcool -que exige mais calor que a gasolina para ser queimado- quando o motorista abre a porta.
Para 2010, a expectativa é que os amortecedores Selectronic, da Cofap, estejam em algum modelo de luxo. "Eletricamente ajustáveis, os amortecedores ficam mais duros ou mais macios, dependendo da necessidade", explica Luiz Bloem, gerente de inovação da empresa.
Novos materiais também se destacam. A roda de plástico, no estande da Plascar, surpreendia pelo peso -40% inferior ao de uma de aço. Já a 3M inovou com revestimentos internos imitando cobre e couro.
"Outra tendência dos veículos é a diminuição do número de peças", afirma Mauro Palma, engenheiro da ZF, apontando para um novo sistema de direção hidráulica com quase a metade dos componentes.

Sonho de consumo
Algumas das tecnologias expostas, entretanto, são inéditas apenas para veículos nacionais.
Opcional em modelos como o Citroën C3 francês, o sistema Start/Stop, que desliga temporariamente o motor quando o carro pára no sinal, por exemplo, era apresentado no estande da Bosch.
Já o simulador da TRW mostrava o funcionamento de equipamentos de segurança interessantes, como o controle adaptativo de cruzeiro, que minimiza os riscos de batida e já está presente em modelos como o Mercedes-Benz CLK.
O sistema, que é o sonho de consumo de qualquer motorista "engarrafado", controla a distância em relação ao veículo da frente, acelerando e freando o carro automaticamente.
Outra atração da mostra foi o BMW X5 personalizado pela Visteon e pela 3M. "Cerca de 80% da tecnologia instalada no carro só vai ter aplicação a médio ou longo prazo", prevê Luiz Peluzzo, gerente comercial do setor de eletrônica.
Entre as inovações do protótipo está o sistema de carregamento sem fio de aparelhos eletrônicos no porta-luvas.

(FELIPE NÓBREGA)


Texto Anterior: Agora da Ford, Troller muda T4 para enfrentar Pajero
Próximo Texto: Fique ligado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.