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peças & acessórios
"Flex" autônomo chega em 2009
Sistema sem tanque auxiliar de gasolina é atração da Magneti Marelli em congresso
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Na época das bolas de cristal,
prever o futuro era mais difícil.
Hoje, basta visitar uma feira de
tecnologia para visualizar como será o amanhã.
O congresso da SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), um dos mais importantes do setor, apresentou novidades que devem equipar as
próximas safras de nacionais.
O "flex" de terceira geração é
uma tecnologia que está próxima da linha de produção. Sem
reservatório de partida a frio e
até 10% mais econômico, o sistema da Magneti Marelli chega
ao mercado no ano que vem.
A Fiat, por exemplo, espera
usá-lo no Linea. O sistema começa a esquentar o álcool -que
exige mais calor que a gasolina
para ser queimado- quando o
motorista abre a porta.
Para 2010, a expectativa é
que os amortecedores Selectronic, da Cofap, estejam em algum modelo de luxo. "Eletricamente ajustáveis, os amortecedores ficam mais duros ou mais
macios, dependendo da necessidade", explica Luiz Bloem, gerente de inovação da empresa.
Novos materiais também se
destacam. A roda de plástico,
no estande da Plascar, surpreendia pelo peso -40% inferior ao de uma de aço. Já a 3M
inovou com revestimentos internos imitando cobre e couro.
"Outra tendência dos veículos é a diminuição do número
de peças", afirma Mauro Palma, engenheiro da ZF, apontando para um novo sistema de
direção hidráulica com quase a
metade dos componentes.
Sonho de consumo
Algumas das tecnologias expostas, entretanto, são inéditas
apenas para veículos nacionais.
Opcional em modelos como
o Citroën C3 francês, o sistema
Start/Stop, que desliga temporariamente o motor quando o
carro pára no sinal, por exemplo, era apresentado no estande da Bosch.
Já o simulador da TRW mostrava o funcionamento de equipamentos de segurança interessantes, como o controle
adaptativo de cruzeiro, que minimiza os riscos de batida e já
está presente em modelos como o Mercedes-Benz CLK.
O sistema, que é o sonho de
consumo de qualquer motorista "engarrafado", controla a
distância em relação ao veículo
da frente, acelerando e freando
o carro automaticamente.
Outra atração da mostra foi o
BMW X5 personalizado pela
Visteon e pela 3M. "Cerca de
80% da tecnologia instalada no
carro só vai ter aplicação a médio ou longo prazo", prevê Luiz
Peluzzo, gerente comercial do
setor de eletrônica.
Entre as inovações do protótipo está o sistema de carregamento sem fio de aparelhos eletrônicos no porta-luvas.
(FELIPE NÓBREGA)
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