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São Paulo, domingo, 13 de abril de 2003

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CARTAS

Evasão
"Fui vítima de um acidente de trânsito, mas a pessoa que dirigia o outro carro não parou. Consegui anotar placa, modelo e cor."
Roberto Barbosa de Pontes (São Paulo, SP)

Resposta - Segundo o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), é preciso registrar queixa em uma delegacia de polícia ou em um posto da Polícia Militar e fazer um boletim de ocorrência. A vítima deve levar documentos seus e do carro. O tenente Arnaldo Pazetti afirma que o maior número possível de informações facilita a apuração do caso, já que fugir de um acidente é considerado crime. Com o boletim em mãos, a vítima deve abrir um processo no Juizado de Pequenas Causas para ser ressarcida dos danos.

Clio ou Trafic?
"Na edição de 9 de março, foi publicada uma reclamação minha do vidro do motorista quebrado de uma Renault Trafic. A fábrica enviou a peça, mas era do Clio. Como a concessionária fica a cerca de 150 quilômetros, eu a devolvi. Hoje tive uma bela surpresa: recebi o equipamento do lado do passageiro."
Leonardo Sérgio Nogueira Teixeira (Itanhandu, MG)

Resposta - A Renault afirma que contatou o cliente e soube que o inconveniente foi resolvido pela concessionária.

Réplica - O leitor diz à Folha que o serviço foi concluído.

Cinto do Celta não recolhe
"Comprei um Celta 2003. Um adendo no manual do proprietário indicava alteração no sistema de cinto de segurança traseiro. Foi suprimido o dispositivo de recolhimento, isto é, os cintos laterais não se recolhem automaticamente e ficam expostos. Para adaptá-los ao corpo, o passageiro faz o ajuste por meio de fivelas que ficam praticamente escondidas sob o banco. Além do incômodo, causa desconforto. Não questiono a segurança, mas sua falta de conforto."
José Messias Filho (Sorocaba, SP)

Resposta - A General Motors diz que os cintos laterais traseiros retráteis estão disponíveis somente para o Celta quatro portas.

Carro-reserva da Fiat
"Com aproximadamente 30 dias de uso e menos de 500 quilômetros, a Palio Weekend da minha mulher apresentou falhas na injeção. A revenda Amazonas diagnosticou que era preciso trocar o módulo de injeção eletrônica, que demoraria de três a quatro dias úteis para chegar. Tive um carro-reserva para o período. Assim que soube que o meu estava pronto, liguei para o Confiat e disseram que deveria devolver o veículo o mais breve possível. Peguei meu carro e, quando cheguei à Localiza, tive uma surpresa desagradável: a locação havia sido feita pela Fiat de 19 a 21 de fevereiro, mas a montadora autorizou só até o dia 20. Portanto, eu teria de arcar com as diárias de 21 a 24 de fevereiro. Acabei de falar com a funcionária da Localiza, que me informou que havia recebido o fax da Fiat e que não existia nenhuma pendência em meu nome. Onde está a satisfação do cliente?"
Marcos Marinho Ribeiro (São Paulo, SP)

Resposta - A Fiat diz que não conseguiu contatar o cliente e o orienta a ligar para 0800-7071000 e solucionar o caso.

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