UOL


São Paulo, domingo, 13 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PALIO X PARATI

Sem ar-condicionado e com 9 cv a mais, modelo da VW custa R$ 36.660, contra R$ 36.335 da Adventure

Crossover é mais cara e tem desempenho inferior

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Fiat Palio Adventure acabou de ganhar motor 1.8 8V de 103 cv (cavalos). A versão Crossover é inédita para a Volkswagen Parati, mas aproveita o motor 2.0 de 112 cv -também há a opção de ser 1.0 turbo, com a mesma potência. A Parati tem um pouco mais de torque: 17,3 kgfm contra 17 kgfm da Palio.
Segundo o diretor de marketing da VW, Paulo Sérgio Kakinoff, a 2.0 é mais indicada para o "off-road" por ter mais torque.
Era de esperar que, na pista, todos os números dessem vantagem ao modelo da Volkswagen. No entanto, os resultados dos testes Folha-Mauá mostram que é o carro da Fiat que anda mais. Até os 100 km/h, as peruas precisaram de 12,33s (Palio) e 13,01s.
O troco vem na maioria das retomadas. Uma das mais comuns na cidade -ir de 40 a 80 km/h- leva 7,54s a bordo da Parati. Se o motorista acelerar uma Palio, terá de esperar 9,04s. Quando as velocidades são 60 e 100 km/h, o cronômetro marca, respectivamente, 11,20s e 11,55s.
Já que são feitas para o lazer, vale comparar os consumos rodoviários das duas peruas. Mais uma vez a vantagem é da Adventure. Ela roda 16,4 quilômetros com um litro de combustível, 1,7 km a mais que a Crossover (14,7 km/l).
Se a idéia for ouvir os sons da natureza, e não o barulho do motor, a melhor opção é a Palio.

Mais cara
Entre a pista de testes e a revenda, a Palio Adventure segue na dianteira. Neste mês, a Parati Crossover sofreu o que a fábrica chama de reposicionamento de linha. Ou seja, perdeu o ar-condicionado para ficar mais barata na tabela -passou de R$ 38.739 para R$ 36.660, e o equipamento agora é um opcional de R$ 2.080. A Palio continua mais barata: R$ 36.355 com o ar de série.
A Fiat também leva vantagem por vender opcionais mais baratos. Freios ABS (antitravamento) saem por R$ 1.922, ante os R$ 2.018 que a VW cobra. O pacote que inclui airbag (bolsa de ar que infla em batidas) e toca-CDs custa R$ 2.891 na Parati e R$ 2.821 na concorrente mineira.
Com apelo mais urbano que a Palio Adventure, a Parati Crossover oferece, entre os itens opcionais, bancos de couro. Custam R$ 1.843. De série tem brake-light, vidros traseiros elétricos, sensor que avisa se o motorista ultrapassou uma velocidade programada e banco do motorista com regulagem de altura. (JAA)


Texto Anterior: "Off-road": L200 Evolution dá a mortais gosto de rali
Próximo Texto: Cartas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.