São Paulo, domingo, 13 de dezembro de 2009

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peças & acessórios

Faixa é recurso barato para mudar design

Adesivos originais custam até R$ 1.200, mas "genéricos" partem de R$ 250 e podem equipar qualquer carro

RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Chevrolet acaba de lançar duas versões da Montana: a Arena e a Sport. Esta, como o nome já diz, tem kit esportivo.
Na Arena, dois acessórios chamam a atenção: o santantônio e as faixas amarelas que correm pela lateral da picape.
"A faixa é importante para marcar o nome do produto e diferenciá-lo das outras versões", afirma Gustavo Colossi, diretor de marketing da Chevrolet.
Ainda que não passem de decoração, as faixas são itens quase obrigatórios em versões de apelo aventureiro e séries especiais. Em geral, um recurso econômico para realçar o design.
A Fiat é craque no recurso, mas as faixas também são uma opção de personalização.
As quadriculadas ou as com cores da bandeira da Itália são opcionais do Fiat 500. Os kits importados partem de R$ 690.
No Mini Cooper, é possível mudar o estilo das faixas do capô ou estampar bandeiras de países no teto por R$ 1.200.
"Todos querem dar um toque mais pessoal e exclusivo ao veículo", diz Marcelo Gonçalves, proprietário da loja Magaof, que instala faixas não originais.
O serviço custa, em média, R$ 250, variando de acordo com o tamanho do veículo.
Já a Old Design é especializada em faixas para carros antigos. "Usamos fotos dos modelos originais como base", afirma o dono, Flávio Xavier.
A faixa custa até R$ 350. Já o kit rali, com faixas pretas que cobrem capô, teto e porta-malas, é universal e sai por R$ 120.

Arena
Adesivos à parte, a Montana recebeu também faróis negros, luzes de neblina, antena no teto, capota marítima e santantônio por R$ 35.087. Vidros e travas elétricos custam R$ 409.
A direção hidráulica e o ar-condicionado já estavam na Conquest por R$ 33.812.
O motor da Arena é o conhecido VHC-E 1.4 "flex" (até 105 cv com álcool), usado também por Celta, Prisma, Agile e Montana Conquest.
No teste Folha-Mauá, ele mostra que continua esperto em acelerações e retomadas. As medições, porém, são feitas com a caçamba vazia.
Encher a maior caçamba da categoria (1.143 litros) reduz o desempenho, principalmente em terrenos acidentados e em subidas íngremes de São Paulo.
Os desempenhos com álcool ou gasolina estão próximos e o consumo merece elogios -atinge 14,7 km/l (gasolina).
A Arena pretende ser um veículo de uso misto, mas, apesar das melhorias, não é confortável como a Saveiro.
Por dentro e por fora, a Arena é menos "pé de boi" e mais agradável, mas o acerto da suspensão ainda está mais para um utilitário do que para hatches ou sedãs de passeio.
Nem a direção hidráulica de série deixa a condução mais macia, e o câmbio ainda tem engates duros e pouco precisos. Tudo na "faixa"...


ONDE ENCONTRAR

Magaof (www.magaof.com.br)
Old Design (www.olddesign.com.br)


INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA

www.maua.br
0/xx/11/4239-3092


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