São Paulo, domingo, 14 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salão de Detroit

Ao menos quatro lançamentos vêm ao Brasil

DO ENVIADO ESPECIAL A DETROIT

O Salão de Detroit não costuma ser pródigo em carros que serão lançados no Brasil. Ainda assim, novidades como o novo Porsche Cayenne, o BMW Série 3 Conversível, o Hyundai Veracruz e a Chrysler Grand Caravan já estão contando os dias para pisar no país.
O Veracruz -que apareceu apenas um dia no Salão de São Paulo e foi coberto depois por determinação da matriz- é o mais aguardado dos "crossovers" em Detroit. Tem lugar para sete pessoas e acabamento de utilitário topo de linha.
Steve Wilhite, chefe de operações da Hyundai nos Estados Unidos, conta que, nas pesquisas de pré-lançamento e sem o logotipo da Hyundai, ninguém identificava o Veracruz como um modelo coreano. Se os concessionários americanos terão o carro no fim de fevereiro, os brasileiros não têm previsão de quando isso ocorrerá.
O mesmo acontece com a segunda geração do Cayenne. O utilitário alemão será lançado na Europa em 24 de fevereiro, dez dias antes de aportar nos EUA. No Brasil, a previsão é que chegue no segundo semestre deste ano com as três versões de acabamento e motorização: V6 (290 cv), V8 (aspirado de 385 cv) e Turbo (500 cv).
Já a Grand Caravan fica para 2008. Por causa da demanda reprimida do novo modelo, informa a montadora, a minivan demora ainda um ano para ser exportada para qualquer país fora da América do Norte.
Na apresentação à imprensa, Tom LaSorda, presidente da Chrysler nos EUA, relembrou o sucesso dos antigos modelos de 1984 (ainda com tom de madeira na porta) e de 1996 (vendido no Brasil) para justificar os investimentos nas minivans.
Segundo a consultoria JD Power and Association, o segmento teve queda de 13% em 2006. Se os "crossovers" continuarem crescendo 7% ao ano, logo vão aposentar as tradicionais minivans da família americana. No Brasil, por serem carros de nicho, ambas as configurações têm um mercado cativo.


Texto Anterior: Detroit reúne de smart a Rolls-Royce
Próximo Texto: Cartas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.