|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Salão de Detroit
Ao menos quatro lançamentos vêm ao Brasil
DO ENVIADO ESPECIAL A DETROIT
O Salão de Detroit não costuma ser pródigo em carros que
serão lançados no Brasil. Ainda
assim, novidades como o novo
Porsche Cayenne, o BMW Série 3 Conversível, o Hyundai
Veracruz e a Chrysler Grand
Caravan já estão contando os
dias para pisar no país.
O Veracruz -que apareceu
apenas um dia no Salão de São
Paulo e foi coberto depois por
determinação da matriz- é o
mais aguardado dos "crossovers" em Detroit. Tem lugar para sete pessoas e acabamento
de utilitário topo de linha.
Steve Wilhite, chefe de operações da Hyundai nos Estados
Unidos, conta que, nas pesquisas de pré-lançamento e sem o
logotipo da Hyundai, ninguém
identificava o Veracruz como
um modelo coreano. Se os concessionários americanos terão
o carro no fim de fevereiro, os
brasileiros não têm previsão de
quando isso ocorrerá.
O mesmo acontece com a segunda geração do Cayenne. O
utilitário alemão será lançado
na Europa em 24 de fevereiro,
dez dias antes de aportar nos
EUA. No Brasil, a previsão é
que chegue no segundo semestre deste ano com as três versões de acabamento e motorização: V6 (290 cv), V8 (aspirado de 385 cv) e Turbo (500 cv).
Já a Grand Caravan fica para
2008. Por causa da demanda
reprimida do novo modelo, informa a montadora, a minivan
demora ainda um ano para ser
exportada para qualquer país
fora da América do Norte.
Na apresentação à imprensa,
Tom LaSorda, presidente da
Chrysler nos EUA, relembrou o
sucesso dos antigos modelos de
1984 (ainda com tom de madeira na porta) e de 1996 (vendido
no Brasil) para justificar os investimentos nas minivans.
Segundo a consultoria JD
Power and Association, o segmento teve queda de 13% em
2006. Se os "crossovers" continuarem crescendo 7% ao ano,
logo vão aposentar as tradicionais minivans da família americana. No Brasil, por serem carros de nicho, ambas as configurações têm um mercado cativo.
Texto Anterior: Detroit reúne de smart a Rolls-Royce Próximo Texto: Cartas Índice
|