São Paulo, domingo, 14 de janeiro de 2007

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Detroit reúne de smart a Rolls-Royce

Entre conversíveis, há conceitos de GM e Mercedes; Phantom sem teto custa o equivalente a R$ 873 mil

DO ENVIADO ESPECIAL A DETROIT

Conversível e Califórnia são duas palavras que não se separam nem no inverno. Esse Estado tem quase 35% da frota de descapotáveis do país e ganha novas opções a cada Salão de Detroit, do outro lado dos EUA.
Ainda um conceito, o Chevrolet Camaro SS Convertible mantém as linhas do modelo que surpreendeu a indústria há um ano. O visual retrô é completado pela cor laranja com faixas pretas que cruzam o capô e a traseira, como no SS dos anos 70. A previsão, diz a marca, é que o cupê e o conversível entrem em produção em 2008.
Já o Mercedes-Benz Ocean Drive, também um protótipo, não deve ser fabricado. Junto com o aniversário do salão, a alemã celebra os cem anos da tração nas quatro rodas e apresenta o Ocean sobre uma pista de gelo montada no Cobo Hall, o pavilhão de exposições.
O conversível de quatro portas pode nem ser tão diferente quanto um protótipo exigiria, mas tem a classe da marca.
A DaimlerChrysler aproveita para apresentar nos EUA o smart fortwo, com teto rígido ou de lona corrediço. Ele só chega às revendas Roger Penske -o ex-piloto será o distribuidor oficial- em 2008.

O mais caro
O destaque da BMW é o Série 3 Conversível, que usa um teto escamoteável rígido que, diz a marca, fecha-se em 22s. Segundo Michael Ganal, diretor da BMW nos EUA, além dos motores 3.0 turbo de seis cilindros em linha (300 cv) e 3.0 aspirado (230 cv), haverá também uma versão diesel no próximo ano.
O mais caro e luxuoso de todos, porém, é o Rolls-Royce Phantom Drophead Coupé. Segundo modelo feito desde que a BMW adquiriu a marca, em 1998, ele tem duas portas que se abrem ao contrário e espaço para quatro abonados.
Apesar da inspiração nos carros dos anos 20 e 30, o diretor de design Ian Cameron não abriu mão do alumínio e da iluminação com LED. Segundo a fábrica, o motor 6.7 V12 (12 cilindros em "V") leva o Drophead até 100 km/h em menos de 6s. Mas, para quem desfila no conversível mais exclusivo do mundo -nos EUA, US$ 407 mil-, velocidade é o de menos.


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