São Paulo, domingo, 14 de janeiro de 2007

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Usado ajuda a materializar sonho de importado de luxo

Marcas revendem carros delas e de outras e prometem qualidade extra

DA REDAÇÃO

Dirigir um carro importado de luxo pode ser o sonho de muitos motoristas, mas poucos são os casos em que o saldo bancário corresponde aos anseios. Para quem não se importa em não ser o primeiro a se sentar atrás do volante, a solução é buscar um usado.
"Não há um perfil específico, depende da condição financeira", observa Cláudio Marmo Conte, gerente comercial da Via Europa, importadora oficial de Ferrari e Maserati.
Um esportivo da Ferrari usado custa, em média, R$ 500 mil, enquanto o novo mais barato sai por R$ 1,05 milhão.
A vantagem de comprar um usado na revenda da própria marca é ter a garantia obrigatória de três meses expandida para um ano. Além disso, Thiago Lemes, responsável pelo desenvolvimento da rede da BMW, sinaliza outra questão: "A concessionária BMW é a única capaz de apontar com precisão o diagnóstico de um usado BMW, portanto, a probabilidade de apresentar problemas futuros é quase nula".
A empresa recusa veículos importados de forma independente e os que fizeram a manutenção fora de uma autorizada. A Ferrari, com exceção de seus modelos, não revende carros produzidos antes de 1998. A Audi -pioneira em ter um serviço de seminovos qualificados, lançado em 1999- passa para o mercado independente os automóveis que não obedeçam a seus critérios de qualidade.
"O mecânico de confiança sumiu, então é toda do cliente a responsabilidade de comprar um usado", nota Marco Francisco Borrs, gerente de vendas de usados da Audi. "O comprador chega cheio de dúvidas, mas não quer se aborrecer."
O programa internacional Qualified vê no seu usuário um futuro comprador de carro zero-quilômetro. "Se a máquina de café é XYZ para o cliente de novos, a mesma máquina será usada para o do Qualified."
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


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