São Paulo, domingo, 14 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Índice

peças & acessórios

Norma de quebra-mato revolta motorista

Em vigor desde dezembro e ainda desconhecida, resolução do Contran pode até render uma multa grave

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
DA REDAÇÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Cada região do país usa um nome: quebra-mato, frente-de-burro, mata-cachorro, pára-choque de impulsão. A resolução 215 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), em vigor desde 14 de dezembro, veio regularizar a fabricação, a instalação e o uso dos tubos usados na frente dos carros. E tem causado polêmica entre os usuários.
Até o fim de 2007, o quebra-mato deve ser menor que o atual e ter um peso limite, entre outros (veja as alterações no quadro ao lado). "Não havia norma nem para a fabricação nem para a instalação de qualquer tipo de acessório no pára-choque", afirma Orlando Moreira da Silva, coordenador-geral de Infra-Estrutura de Trânsito do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
Não obedecer às novas regras é uma infração grave, o que rende multa de R$ 127,69 e cinco pontos no prontuário do motorista. Com exceção dos carros que têm quebra-mato de série, todos os outros precisam se adequar, mas os motoristas não parecem dispostos a trocá-lo. O equipamento da Keko, já de acordo com a resolução, custa entre R$ 360 e R$ 810, mas ainda sem a plaqueta exigida.
O corretor de imóveis Orlando Lagatta Neto, 51, não pretende tirar o acessório de seu Chevrolet Blazer. "Eu me livrei de ser seqüestrado porque o quebra-mato derrubou o ladrão." Outro dono de Blazer, o ilustrador Nelson Ananias Nogueira, afirma que o acessório determinou sua compra e critica os órgãos de trânsito.
"Antes, as autoridades deveriam se preocupar em resolver os acidentes com motos, que são muito mais graves e ocorrem com muito mais freqüência que os com quebra-mato."
O coordenador do Denatran, porém, lembra que um pedestre atropelado por um veículo com o acessório tem muito mais chance de morrer. "O pára-choque absorve o impacto."
"O quebra-mato, no "off-road", é importante, é o primeiro contato com a natureza. No "off-road light", tem apenas função estética", atesta Carlos Eugênio Dutra, diretor de produtos da Fiat, que substituiu o equipamento na atual geração da linha Adventure por um pára-choque mais robusto. Na cidade, sua presença também é apenas uma questão figurativa.

Série
Os donos de carros que já saem de fábrica com o quebra-mato não precisam se preocupar. Os veículos foram homologados com o acessório -que continuará sendo feito para reposição. A Ford e a Volkswagen dizem que, no EcoSport, no Fiesta e no CrossFox, o equipamento está de acordo com a nova resolução do Contran.
Segundo a Volkswagen, o quebra-mato não compromete a segurança e o fato de a SpaceFox Crossover, exibida no Salão de São Paulo, não o ter não é um retrocesso, mas "um dos pontos da proposta "off-road light" do carro-conceito".


Texto Anterior: Usado ajuda a materializar sonho de importado de luxo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.