|
Texto Anterior | Índice
peças & acessórios
Norma de quebra-mato revolta motorista
Em vigor desde dezembro e ainda desconhecida, resolução do Contran pode até render uma multa grave
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
DA REDAÇÃO
DA REPORTAGEM LOCAL
Cada região do país usa um
nome: quebra-mato, frente-de-burro, mata-cachorro, pára-choque de impulsão. A resolução 215 do Contran (Conselho
Nacional de Trânsito), em vigor
desde 14 de dezembro, veio regularizar a fabricação, a instalação e o uso dos tubos usados na
frente dos carros. E tem causado polêmica entre os usuários.
Até o fim de 2007, o quebra-mato deve ser menor que o
atual e ter um peso limite, entre
outros (veja as alterações no
quadro ao lado). "Não havia
norma nem para a fabricação
nem para a instalação de qualquer tipo de acessório no pára-choque", afirma Orlando Moreira da Silva, coordenador-geral de Infra-Estrutura de Trânsito do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
Não obedecer às novas regras
é uma infração grave, o que rende multa de R$ 127,69 e cinco
pontos no prontuário do motorista. Com exceção dos carros
que têm quebra-mato de série,
todos os outros precisam se
adequar, mas os motoristas não
parecem dispostos a trocá-lo. O
equipamento da Keko, já de
acordo com a resolução, custa
entre R$ 360 e R$ 810, mas ainda sem a plaqueta exigida.
O corretor de imóveis Orlando Lagatta Neto, 51, não pretende tirar o acessório de seu
Chevrolet Blazer. "Eu me livrei
de ser seqüestrado porque o
quebra-mato derrubou o ladrão." Outro dono de Blazer, o
ilustrador Nelson Ananias Nogueira, afirma que o acessório
determinou sua compra e critica os órgãos de trânsito.
"Antes, as autoridades deveriam se preocupar em resolver
os acidentes com motos, que
são muito mais graves e ocorrem com muito mais freqüência que os com quebra-mato."
O coordenador do Denatran,
porém, lembra que um pedestre atropelado por um veículo
com o acessório tem muito
mais chance de morrer. "O pára-choque absorve o impacto."
"O quebra-mato, no "off-road", é importante, é o primeiro contato com a natureza. No
"off-road light", tem apenas função estética", atesta Carlos Eugênio Dutra, diretor de produtos da Fiat, que substituiu o
equipamento na atual geração
da linha Adventure por um pára-choque mais robusto. Na cidade, sua presença também é
apenas uma questão figurativa.
Série
Os donos de carros que já
saem de fábrica com o quebra-mato não precisam se preocupar. Os veículos foram homologados com o acessório -que
continuará sendo feito para reposição. A Ford e a Volkswagen
dizem que, no EcoSport, no
Fiesta e no CrossFox, o equipamento está de acordo com a nova resolução do Contran.
Segundo a Volkswagen, o
quebra-mato não compromete
a segurança e o fato de a SpaceFox Crossover, exibida no Salão de São Paulo, não o ter não é
um retrocesso, mas "um dos
pontos da proposta "off-road
light" do carro-conceito".
Texto Anterior: Usado ajuda a materializar sonho de importado de luxo Índice
|