São Paulo, domingo, 14 de fevereiro de 2010

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Após Detroit, grandalhões voltam à cena em Chicago

Ford e GM ainda apostam em motores V6 e V8

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Há um mês, os compactos foram estrelas em Detroit. No Salão de Chicago, que abriu as portas ao público na última sexta-feira, os grandalhões estavam mais à vontade e cheios de promessas de desempenho com menos poluente.
A Ford apresentou o Edge 2011. O "crossover" chega aos EUA em junho, mas a marca não tem previsão de quando substituirá o modelo feito no Canadá e vendido no Brasil.
Entre as mudanças estéticas, destaque para a dianteira, semelhante à do Fusion mexicano, acompanhando a identidade global da marca.
A principal novidade, porém, é o motor V6, que, segundo a Ford, ganhou potência e ainda ficou 15% mais eficiente.
A versão 3.5 V6 subiu de 269 cv para 285 cv, e a 3.7 V6 agora gera 305 cv. Há ainda um novo motor 2.0 EcoBoost turbinado -ser "verde" está na moda.
Foi o mesmo caminho adotado pela GM na apresentação do novo Chevrolet Silverado.
Ele vem com o motor Vortec 6.0 V8 de 364 cv e uma opção turbinada de 403 cv -e prometem redução de consumo.
Para a Suburban, essa não é a principal preocupação. Ela comemora 75 anos e ganha a versão Diamante. É o modelo em linha mais antigo do mundo.
Em meio à crise do mega recall (leia à pag. 7), a Toyota mostrou apenas a versão 2011 do sedã Avalon, que recebeu tímidos retoques no design.
O modelo é vendido nos EUA acima do Camry, que lá é considerado um sedã médio.
A coreana Kia aproveitou para mostrar o carro-conceito Ray. As linhas do modelo vão inspirar um veículo híbrido que será produzido em dois anos.
Entre os esportivos, destaque para o novo Ford Mustang Shelby GT 500. O motor 5.4 V8 entrega 550 cv, com alumínio no bloco e na carroceria.


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