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Após Detroit, grandalhões voltam à cena em Chicago
Ford e GM ainda apostam em motores V6 e V8
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Há um mês, os compactos foram estrelas em Detroit. No Salão de Chicago, que abriu as
portas ao público na última
sexta-feira, os grandalhões estavam mais à vontade e cheios
de promessas de desempenho
com menos poluente.
A Ford apresentou o Edge
2011. O "crossover" chega aos
EUA em junho, mas a marca
não tem previsão de quando
substituirá o modelo feito no
Canadá e vendido no Brasil.
Entre as mudanças estéticas,
destaque para a dianteira, semelhante à do Fusion mexicano, acompanhando a identidade global da marca.
A principal novidade, porém,
é o motor V6, que, segundo a
Ford, ganhou potência e ainda
ficou 15% mais eficiente.
A versão 3.5 V6 subiu de 269
cv para 285 cv, e a 3.7 V6 agora
gera 305 cv. Há ainda um novo
motor 2.0 EcoBoost turbinado
-ser "verde" está na moda.
Foi o mesmo caminho adotado pela GM na apresentação do
novo Chevrolet Silverado.
Ele vem com o motor Vortec
6.0 V8 de 364 cv e uma opção
turbinada de 403 cv -e prometem redução de consumo.
Para a Suburban, essa não é a
principal preocupação. Ela comemora 75 anos e ganha a versão Diamante. É o modelo em
linha mais antigo do mundo.
Em meio à crise do mega recall (leia à pag. 7), a Toyota
mostrou apenas a versão 2011
do sedã Avalon, que recebeu tímidos retoques no design.
O modelo é vendido nos EUA
acima do Camry, que lá é considerado um sedã médio.
A coreana Kia aproveitou para mostrar o carro-conceito
Ray. As linhas do modelo vão
inspirar um veículo híbrido que
será produzido em dois anos.
Entre os esportivos, destaque para o novo Ford Mustang
Shelby GT 500. O motor 5.4 V8
entrega 550 cv, com alumínio
no bloco e na carroceria.
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